Celesc alerta clientes sobre golpes aplicados por telefone e e-mail
População tem recebido ligações e e-mails falsos para cobrança de faturas
Nos últimos dias, alguns clientes da Celesc de diferentes regiões do estado relataram o recebimento de telefonemas e de e-mails, falsos, para cobrança de fatura de energia elétrica.
Nas ligações a pessoa alega ser da 4ª Vara Federal e informa ao cliente da Celesc que “há uma notificação por o padrão de energia elétrica não ter sido substituído por um padrão digital”, além de relatar cobrança de débitos e multa junto à Celesc. Os golpistas dizem que a quantia precisa ser depositada para que o usuário não tenha seu fornecimento de energia suspenso.
Já por e-mail, são enviadas faturas de energia elétrica muito similares às verdadeiras, porém a partir de um domínio que não é da empresa, cujo beneficiário também não é a Celesc e a instituição financeira para cobrança não é o Banco do Brasil.
Para evitar possíveis transtornos originados por golpes, a Celesc reforça que não cobra pendências jurídicas ou comerciais por telefone, nem solicita depósito em conta.
Também alerta aos clientes que optaram por receber suas faturas por e-mail para que estejam atentos a alguns detalhes da mensagem que chega em seu endereço eletrônico, como:
– O e-mail que enviou a nota deve ser o oficial da Celesc (celesc-fatura@celesc.com.br);
– O banco arrecadador deve ser o Banco do Brasil;
– O beneficiário do pagamento deve ser Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
– A Celesc recomenda aos clientes para que nunca cliquem em links suspeitos.