Censo 2022 está confirmado e gera 120 vagas de trabalho temporário em Brusque
Edital deve sair no começo do próximo ano
Está confirmado o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o levantamento de dados, será aberto processo seletivo com mais de 209 mil vagas em todo o país. Em Brusque, o número de contratados deve ser de aproximadamente 120 profissionais. Os contratos, autorizados pelo Ministério da Economia, serão temporários. As vagas serão disponibilizadas através da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Os profissionais selecionados terão contratos de até um ano, com possibilidade de prorrogação, caso seja necessário. A remuneração ainda será definida pelo IBGE e será divulgada junto com edital do processo seletivo, que tem o prazo de seis meses para ser publicado.
De acordo com o coordenador do censo da subárea do IBGE em Brusque, Gustavo Lincoln Gonçalves, na cidade as 120 vagas serão distribuídas nos cargos de recenseador, agente de coleta municipal e agente de coleta supervisor.
“Os interessados em participar da seleção devem acompanhar os canais oficiais do IBGE e da FGV, pois nestes locais serão lançados todos os comunicados e editais relacionados”, reforça Gustavo. Ele estima que o edital com todas as informações e cronograma do concurso deva ser lançado no começo do próximo ano.
Devolução das taxas de inscrição de 2020 e 2021
O coordenador do IBGE em Brusque informa, ainda, que está aberto desde a última sexta-feira, 3, o prazo para as pessoas que se inscreveram no processo seletivo do Censo 2021 solicitarem a devolução do pagamento da taxa de inscrição. O edital foi cancelado em outubro.
O pedido de reembolso deve ser feito pelo candidato no Portal do IBGE, e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos no processo seletivo do Censo 2020.
O depósito só será realizado em conta corrente em nome e CPF do candidato. Não será feito depósito em conta poupança, conta salário, conta conjunta ou contas de terceiros. O CPF também deve estar em situação regular junto à Receita Federal.
Cabe ressaltar que as inscrições para os processos seletivos de 2020 e 2021 não serão válidas para o novo PSS do Censo 2022.
O que é o Censo
O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constitui a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube