Censo 2022: saiba quantos indígenas residem em Brusque e região

Parcela de presença indígena nas cidades vizinhas está na média de 0,1%

Censo 2022: saiba quantos indígenas residem em Brusque e região

Parcela de presença indígena nas cidades vizinhas está na média de 0,1%

Segundo os dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 141.385 moradores de Brusque, 195 são pessoas que se identificam como indígenas.

Ainda de acordo com o Censo 2022, nenhum deles reside em terras indígenas (TI). Os 195 indígenas equivalem a apenas 0,1% da população de Brusque. Já Nova Trento conta com 50 pessoas que se declaram como indígenas, Guabiruba 21 e Botuverá apenas 1.

Os primeiros dados da população indígena no Censo 2022 foram divulgados nesta segunda-feira, 7, pelo IBGE.

Dados e diferenças

Sobre os números de Brusque em específico, é preciso entender que os moradores que se identificam como indígenas não são os mesmos indígenas que são vistos nas ruas vendendo artesanatos.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Brusque afirma que os indígenas já atendidos pela pasta não residem em Brusque, mas sim em outras localidades e propriedades indígenas.

“Quando vemos eles nas ruas, geralmente com crianças, é preciso lembrar que costumam ficar por períodos curtos no município. Já conversamos com a Funai sobre isso. Eles aparecem por aqui para vender os produtos e arrecadar recursos para suas localidades”, diz a atual secretária de Assistência Social, Fabiana Fabiana Silva Santos Gascoin.

De acordo com a secretária, os indígenas que estão no sistema são aqueles que participaram de alguma abordagem social por parte da secretaria.

“As ações são baseadas em orientações para que as crianças não fiquem nos semáforos, orientamos as mães. Desse jeito também cadastramos eles e ficamos sabendo de que aldeia ou localidade são entre outras informações. Tem muitos que não falam e que não querem se identificar, mas respeitamos”, complementa Fabiana.

Indígenas no Brasil

O Censo Demográfico 2022 mostrou que 1.693.535 pessoas se declaram indígenas no Brasil, correspondendo a 0,83% da população residente do país, distribuídas por 4.832 municípios.

No Censo de 2010, o IBGE contou 896.917 pessoas indígenas, o que correspondia a 0,47% da população residente no país, revelando que a população indígena variou 88,82% em 12 anos. O Censo 2022 encontrou um maior número de terras indígenas oficialmente delimitadas passando de 501 em 2010 para 573 no ano passado.

Segundo o instituto, entre os motivos para esse aumento figuram o aperfeiçoamento do mapeamento de localidades indígenas em todo o país, inclusive nas cidades e em áreas remotas; a inserção de procedimentos operacionais padronizados de abordagem às lideranças indígenas; utilização de guias institucionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) ou da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai); preparação das equipes regionais e locais da Funai e Sesai para o apoio à operação censitária; incorporação da figura do guia comunitário indígena; treinamento diferenciado das equipes censitárias, além do monitoramento em tempo real da cobertura da coleta censitária e as adaptações metodológicas para facilitar a compreensão do questionário.

“Em cada aldeia contamos com o apoio de pelo menos uma liderança indígena. Nossos agradecimentos a todas as lideranças que assumiram o Censo como uma política de Estado mas também como um direito dos povos indígenas de serem recenseados da melhor forma possível”, disse Marta Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE.

Terras indígenas no Brasil

A população residente em terras indígenas somava 689,2 mil pessoas, sendo 622,1 mil indígenas (90,26%) e 67,1 mil não indígenas (9,74%). Quase metade dessa população (49,12%) está no Norte, onde as terras indígenas tinham 338,5 mil habitantes, sendo 316,5 mil (93,49%) indígenas.

A Terra Indígena Yanomami (AM/RR) tem o maior número de pessoas indígenas (27.152), o equivalente a 4,36% do total em terras indígenas no país. O segundo maior número está na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), com 26.176, seguida pela Terra Indígena Évare I (AM), com 20.177.

Colaborou Marlos Glatz


Veja agora mesmo!

Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo