Centro de triagem para pacientes com sintomas de coronavírus já está funcionando, em Brusque

Seis médicos se revezam no atendimento aos pacientes das 7h às 19h

Centro de triagem para pacientes com sintomas de coronavírus já está funcionando, em Brusque

Seis médicos se revezam no atendimento aos pacientes das 7h às 19h

O centro de triagem para pacientes com sintomas de coronavírus começou a funcionar em Brusque nesta segunda-feira, 23. O atendimento está sendo feito no pavilhão Maria Celina Idotto Imhof, das 7h às 19h, sem pausa para o almoço.

Até as 11 horas desta segunda-feira, 23, 61 pessoas receberam atendimento médico no centro de triagem.

Há três consultórios médicos no local e também um ambulatório. Seis médicos se revezam atendendo em dois turnos, todos clínicos, que já trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), nas especialidades relacionadas aos sintomas respiratórios. Estão trabalhando nos atendimentos também enfermeiros, técnicos de enfermagem, servidores administrativos e auxiliares de serviços gerais.

Bruno da Silva

Além disso, uma estação para medicação também está disponível, para ser utilizada de acordo com as indicações médicas.

O paciente que chega ao local, é encaminhado para fazer a higiene das mãos e depois faz um cadastro no sistema, antes de ir para o local de espera, onde é chamado por um dos médicos. O local é bastante aberto e tem ampla ventilação. As cadeiras estão separadas com a distância de segurança.

É importante que o paciente leve um documento com foto e, se possível, também o cartão do SUS.

O médico Fabio Martino Otero Avila, que está coordenando o centro de triagem, destaca que os pacientes que devem se deslocar ao local são principalmente aqueles que apresentarem sintomas respiratórios, tosse, falta de ar, febre e coriza. 

Bruno da Silva

O secretário de Saúde, Humberto Fornari, explica que o encaminhamento dos pacientes após o atendimento inicial, vai depender do diagnóstico do médico. “Existem duas possibilidades: a pessoa volta para casa com uma medicação, ou é encaminhada ao hospital”.

Fornari afirma que a iniciativa de organizar o centro de triagem foi de diminuir a possibilidade de transmissão cruzada de outras doenças em hospitais.

“Imagina um paciente com sintomas virais sentado ao lado de um outro com uma crise hipertensiva, por exemplo. Não faz sentido misturar os dois. O centro de triagem é para as pessoas que tiverem sintomas de doenças gripais e bacterianas, porque lá estamos com um esquema bem montado”, ressalta.

Fornari acrescenta que outras medidas foram tomadas neste sentido. “A gente também tirou o atendimento da vacinação dos postos de saúde, para que as pessoas que buscam só a vacina, não precisem entrar em contato com outras pessoas doentes”.

Segundo o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, assim como os pontos de monitoramento nas entradas e saídas da cidade, o centro de triagem vem ao encontro de prevenção e diagnóstico rápido para evitar a circulação coronavírus.

“São medidas que já determinei na semana passada. Como médico, sei da necessidade de manter o isolamento social e de se ter um pronto atendimento exclusivo para a doença. Não tenho a menor dúvida que assim vamos evitar o contágio da população. A ação do poder público durante a pandemia deve ser rápida e o trabalho da prefeitura vem nesse sentido”, comenta.

Três equipes estão trabalhando por turno, e a intenção da secretaria de Saúde é que todos os pacientes que forem ao local sejam atendidos. Caso seja necessário, mais profissionais podem ser deslocados para o atendimento no centro de triagem.

O centro de triagem ainda não conta com testes de detecção do Covid-19. O secretário diz que isto está em discussão e que o valor é alto, mas que existe a possibilidade de compra caso seja identificada a necessidade.

Protocolo de Atendimento

Ao chegar ao pavilhão, o paciente deverá entrar pela lateral (próximo à escada externa. Um servidor orientará para lavar as mãos em uma pia próxima. Após receber senha, ele aguarda pela triagem de risco. É neste momento que é medida a pressão e temperatura, além de uma rápida análise.

Depois da classificação de risco, o paciente vai para um segundo espaço, onde espera o chamado do médico. Os consultórios estão equipados com lavabos e outros utensílios necessários. Por fim, caso necessite de algum medicamento, o servidor do posto avançado da farmácia entrega a medicação. Ao sair o paciente é orientado a lavar novamente.

Todas as cadeiras estão organizadas no sentido de respeitarem o espaçamento de dois metros, evitando assim o aglomero social. O local possui ampla ventilação na lateral e nas partes frontais. As janelas estão permanentemente abertas e é disponibilizado álcool gel.

Quem deve procurar

O Centro de Triagem é exclusivamente para pessoas com sintomas de gripe. Os medicamentos distribuídos são exclusivamente receitas prescritas no local.

No centro de triagem não está sendo aplicado a vacina contra a Influenza. A prefeitura informa em seu portal da Internet os locais onde os idosos devem se dirigir, ou aguardar em casa a chegada das equipes volantes.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo