Com o avanço da tecnologia voltada para a saúde, combater a catarata – doença que pode levar a cegueira – tornou-se um procedimento simples, rápido e eficaz. Contudo, justamente por ser necessária uma cirurgia, é importante que o paciente procure especialistas na área da oftalmologia que proporcionem o melhor atendimento desde o diagnóstico até a efetiva eliminação da catarata.
No Centro Oftalmológico de Brusque são encontrados profissionais capacitados, em constante atualização e com vasta experiência. Á cirurgia tem como objetivo primário o restabelecimento da visão, com a evolução das técnicas e materiais utilizados há possibilidade do paciente conquistar a independência do óculos.
Segundo Dr. Bruno, os três pontos principais que precisam ser levados em consideração para que seja possível a eliminação completa da catarata são consultas regulares,diagnóstico precoce,e a indicação cirúrgica precisa. “Existe um mito de que não se pode ir operar quando a catarata está no seu início de desenvolvimento, e que ela precisa ‘amadurecer’. É exatamente o contrário: quanto antes for diagnosticado, mais tranquilo será o procedimento cirúrgico”.
Em seu estágio mais avançado, a catarata leva à cegueira reversível. Porém, conforme reforça Dr. Bruno Menino, é melhor que não se deixe chegar a este ponto, uma vez que a cirurgia se torna ainda mais complexa.
A doença e os sintomas
Todos nós nascemos com uma lente natural chamada cristalino, localizada logo atrás da pupila. O cristalino pode perder sua transparência – é a chamada catarata. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade. A doença acomete 50% da população brasileira acima dos 65 anos, e no mundo todo a catarata atinge 46,2% das pessoas de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Existe também a possibilidade, embora em menor número,existem outros tipos de catarata. São casos congênitos – pessoas que já nascem com a doença -, de trauma ocular – uma contusão no olho -, e até mesmo do uso de medicamentos com corticoide, além de outras situações.
Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz e alteração da visão de cores. A catarata pode acometer apenas um ou ambos os olhos. Na maioria das vezes a catarata não pode ser diagnosticada a olho nu e nem mesmo é percebida facilmente pelos próprios portadores da catarata nas suas fases iniciais. Somente o médico oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico.
A cirurgia
Em toda cirurgia de catarata deve ser implantada uma lente dentro do olho para substituir o cristalino. A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo. Por isso é necessário que seja a melhor lente intraocular existente no momento.
Atualmente, a técnica mais usada para este procedimento é a facoemulsificação, que utiliza ultrasson para desfazer a catarata e permitir que seja retirada por uma micro incisão sem necessidade de realização de ponto.
O Centro Oftalmológico de Brusque, tem a disposição dos seus pacientes as lentes intraoculares mais modernas do mercado mundial, assim como aparelhagem de ponta para realização de cirurgia com toda segurança.