Cerca de 300 crianças matriculadas não comparecem no plantão de férias das creches de Brusque
Não comparecimento dessas crianças gerou prejuízo para a Secretaria de Educação
Não comparecimento dessas crianças gerou prejuízo para a Secretaria de Educação
O plantão das creches de Brusque durante o mês de janeiro atendeu 424 crianças, pouco mais da metade das que foram matriculadas. De acordo com a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, o não comparecimento de 300 crianças durante esse período gerou prejuízo para a Prefeitura de Brusque.
Segundo ela, em plantões anteriores a prefeitura já havia se deparado com um número menor de participações do que de matrículas, por isso, neste ano, foi estipulada a regra de que só poderiam matricular seus filhos no plantão de janeiro os pais que comprovassem a necessidade devido ao trabalho.
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Com isso, 734 crianças foram inscritas e a secretaria se preparou para atender este número.
“Fizemos o nosso planejamento em torno do número de matrículas. Quando preparo esse atendimento, trato de vários aspectos, inclusive, de merenda, alimentos perecíveis, que são entregues semanalmente. Eu tinha uma quantidade de carne e precisei comprar outra quantidade para atender as 734 crianças, mas para nossa surpresa, apenas 424 frequentaram o plantão. Onde estão essas outras crianças?”, questiona a secretária.
Eliani diz que o contrato de vários profissionais foi prorrogado visando o atendimento do plantão.
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“Tivemos cinco monitoras para 11 crianças dentro da sala. É dinheiro público, que poderia ser utilizado em outras frentes na Secretaria de Educação. Isso é muito sério. Precisamos conscientizar de que é desperdício de dinheiro público, as pessoas precisam entender que tem um custo para que o plantão aconteça e levar com mais seriedade”, diz.
De acordo com a secretária, o plantão foi concentrado em cinco unidades de Brusque para poder atender todas as crianças.
“Há uma fantasia de que no plantão há um amontoado de crianças. Isso não existe, temos um regramento, um número de professores e monitores para cada crianças. Concentramos em cinco polos para atender melhor, mas o atendimento é tão de qualidade quanto nos demais dias do ano”.