X
X

Buscar

Cerca de 80 grupos desfilarão na Cônsul Carlos Renaux no aniversário da cidade

Este ano tema do desfile será "Brusque 155 anos: respeito pela história, compromisso com o futuro"

Envie sua fotos, vídeos, reclamações ou sugestões de reportagem pelo aplicativo Post-up: o canal direto entre você e os jornalistas do Município Dia Dia. Clique aqui e veja como é fácil usar.

Tradicional evento no aniversário de Brusque, o desfile de 4 de agosto segue em processo de organização. As inscrições de escolas e entidades que desfilarão foram encerradas no dia 10 deste mês. Cerca de 80 grupos se inscreveram para percorrer a avenida Cônsul Carlos Renaux sob o tema “Brusque 155 anos: respeito pela história, compromisso com o futuro”.

Organizadora do desfile deste ano, a coordenadora dos anos finais Cheila Goedert Ribeiro explica que as entidades e as escolas participantes apresentarão na avenida ações desenvolvidas na comunidade a que pertencem que contribuem para o desenvolvimento e para a qualidade de vida dos moradores. Valem projetos, programas ou ações nas áreas da educação, cultura, lazer, esporte, mobilidade, infraestrutura ou meio ambiente.

“Vai ser um desfile bem festivo e bem alegre. Estamos aguardando a resposta do parque do Beto Carrero pra trazer algumas outras atrações”, afirma Cheila. “Sabemos que o desfile é muito esperado pela população, que sempre acompanha e participa”, completa.
Cada um dos cerca de 80 grupos poderá desfilar com até 50 pessoas. Além disto, apenas um carro alegórico por grupo poderá ser utilizado. O veículo, assim como as fantasias, deverá ser decorado de acordo com o tema apresentado. Por outro lado, as entidades que desfilarão apenas em carros poderão levar à avenida no máximo dez veículos.

Cheila lembra ainda que a reunião final para orientação e para definição do mapa e do agrupamento do desfile ocorrerá no dia 29 de julho. O local ainda não foi definido e será repassado posteriormente aos grupos. Também segundo a organizadora, geralmente os órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, puxam o desfile, seguidos pelas escolas e pelas entidades.

Como levarão cavalos à avenida, neste ano será dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) a responsabilidade de encerrar o evento. Para o secretário de Turismo de Brusque, José Luiz Cunha, o Bóca, o desfile faz parte do calendário do município e deve reunir público superior aos cinco mil do ano passado.

“É o aniversário da cidade, são 155 anos de história. A sociedade gosta do desfile. Os pais e avós gostam de ver os filhos desfilando. E não é só isso, é um dia muito festivo. Temos certeza que os moradores irão participar e prestigiar o evento”, afirma.