Cerimônia dá início à exposição de veículos militares em Brusque; saiba como visitar
Evento no estacionamento da FIP contou com autoridades e políticos da cidade
Uma cerimônia no estacionamento da FIP nesta sexta-feira, 3, deu início oficialmente à exposição de veículos militares, que está sendo realizada em Brusque por conta do Dia da Independência do Brasil, comemorado na próxima terça-feira, 7.
Várias autoridades militares estiveram presentes, além de crianças e adolescentes de escolas, representantes do Tiro de Guerra e dos escoteiros, e também o vice-prefeito Gilmar Doerner e o vereador Rick Zanata. Pessoas também foram homenageadas no evento, como Hugo Pedro Felisbino e Arnoldo Lana, veteranos da Segunda Guerra Mundial. A organização distribuiu bandeiras do Brasil para os presentes.
A exposição
As viaturas militares foram trazidas até Brusque pela instituição Anjo da Guarda Fest. Os veículos da Aeronáutica, Exército, Marinha e forças auxiliares que estão no estacionamento da Felog, anexo à FIP, são de diferentes décadas e a exposição é gratuita.
“Para a gente, é uma alegria trazer essa história para cá. É um evento que promovemos há mais de dez anos. Temos algumas viaturas que são da ativa, como o Camaro da Polícia Militar e o caminhão força-tarefa dos Bombeiros, mas a grande maioria das viaturas são particulares. As pessoas compram as viaturas através de leilões, muitas vezes bastante danificadas, e passam por um processo de restauração para deixar 100% operacional. Isso que mais chama a atenção de quem visita”, diz o diretor de operações da instituição, Sandro Rocha.
Ele conta que alguns veículos expostos são da época da Segunda Guerra Mundial, da década de 1940. Para tentar aproximar os visitantes do contexto das viaturas, a exposição também inclui manequins com fardamento e cenários temáticos. “Trouxemos esse evento à FIP e queremos trazer de volta o patriotismo e muitos valores que estão sendo perdidos”.
As viaturas ficarão expostas até o dia 7 de setembro, no estacionamento da Felog. Sandro afirma que, ao fim do evento, os veículos devem desfilar pela cidade.
Patriotismo
Newton Patrício Crespi, o Cisso, proprietário da FIP agradeceu a presença das autoridades presentes no evento e destacou o engajamento da empresa em questões relacionadas ao patriotismo.
“A FIP, desde que foi fundada há 30 anos, sempre inicia e encerra suas atividades com o hino nacional. Estamos tentando resgatar um pouco o patriotismo que está sendo perdido”.
Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Brusque, que também participou da organização do evento, o subtenente Paulo César Grellert ressaltou a importância do evento para as celebrações do Dia da Independência, principalmente já que o tradicional desfile foi cancelado devido à pandemia.
“É uma forma de evidenciar os atributos do patriotismo. Foi uma solenidade muito bonita, com o hasteamento da bandeira, o hino nacional, além da grande exposição das viaturas. Não temos o tradicional desfile com os atiradores, mas conseguimos montar uma excelente cerimônia e exposição”.
O evento
A exposição no estacionamento da Felog tem entrada gratuita. Nesta sexta-feira, 3, no sábado, 4, e segunda-feira, 6, o horário de visita é das 9h às 19h. No domingo, 5, das 10h às 17h30. Já na terça-feira, 7, feriado, vai das 9h às 13h.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube