Cerimônia reúne comunidades para abertura dos Jogos Abertos Comunitários 2015

Competição que vai reunir cerca de 4,5 mil atletas de 30 regiões de Brusque começa nesta quinta-feira, 6

Cerimônia reúne comunidades para abertura dos Jogos Abertos Comunitários 2015

Competição que vai reunir cerca de 4,5 mil atletas de 30 regiões de Brusque começa nesta quinta-feira, 6

Brusque celebra a partir de quinta-feira, 6, mais uma competição que simboliza a força e tradição do esporte local: os Jogos Abertos Comunitários 2015. A abertura oficial da principal competição será às 19h30 no Complexo Esportivo de Sesi, no Santa Terezinha. Após a solenidade, já ocorrem os primeiros jogos, com as disputas do futsal, bolão, bocha, general e futebol suíço. Essa última modalidade já iniciou há duas semanas, adiantada em virtude das condições climáticas.

Troféu Jornal Município
Até 4 de setembro, 30 comunidades vão lutar pelo Troféu Jornal Município 61 anos, entregue ao grande campeão. No ano passado, o São Pedro, tetracampeão da disputa, levantou a taça que homenageou as seis décadas de fundação do jornal.

Evento da inclusão
Não é à toa que os Jogos Abertos Comunitários de Brusque são considerados o principal e maior evento esportivo do município. São cerca de 4,5 mil atletas de 30 comunidades que participam ativamente da competição.
Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Delmar Tondolo, o foco principal da disputa é a inclusão social. “Já tentaram trazer jogos online para os comunitários, mas esse não é o foco. Queremos manter pessoas conversando com pessoas. A ideia é promover uma atividade saudável e ampliar o relacionamento entre as comunidades”, destaca.

A abertura
Programada para as 19h30, no Sesi, a abertura oficial deve ter cerca de 50 minutos. Segundo Delmar Tondolo, será um evento bastante objetivo, até mesmo porque logo sem seguida já haverão disputas em quatro modalidades. “Será uma abertura de apelo, mas rápida, pois não queremos retardar o início dos jogos”, comenta.

Programação
O principal destaque da abertura será o tradicional momento de acendimento do fogo simbólico. Chama a atenção também o juramento do atleta e o desfile das delegações das 30 comunidades representadas na competição. Todas devem participar obrigatoriamente. Em caso de falta, é necessário apresentar uma justificativa que será analisa pelo Tribunal de Justiça Esportiva. Haverão ainda, apresentações artísticas que darão um tom cultural ao evento.

Nova Brasília
A comunidade Nova Brasília é a grande novidade desta edição dos Jogos Abertos. Os atletas da localidade, que não foi representada no ano passado, este ano disputam o vôlei de quadra e o vôlei de areia masculino. Veja abaixo todas as modalidades em disputa e as comunidades representadas.

Modalidades

Atletismo (M/F)
Basquetebol
Bolão 23 (M/F)
Bocha Vale Tudo (M/F)
Ciclismo
Bocha Rafa Vollo (M/F)
Futebol Suíço Livre e Sênior
Futsal Livre (M)
Futsal Livre (F)
Futsal Sênior
Futevôlei
Jogos de Mesa – dominó, canastra, general, truco
Handebol (M/F)
Sinuca
Tênis de Mesa (M/F)
Tênis de Campo (M/F)
Tiro ao Alvo – pressão (M/F)
Voleibol (M/F)
Vôlei de Areia (M/F)
Xadrez (M/F)

Comunidades
Águas Claras
Av. 1º de maio
Azambuja
Barra de Águas Claras
Bateas
Cedrinho
Centro
Dom Joaquim
Guarani
Limeira
Maluche
Nova Brasília
Paquetá
Planalto
Poço Fundo
Ponta Russa
Rainha
Rio Branco
Rua Nova Trento
Santa Luzia
Santa Rita
Santa Terezinha
São João
São Luiz
São Pedro
Souza Cruz
Steffen
Tomaz Coelho
Volta Grande
Zantão

 

Receba o boletim semanal da competição:

* Preenchimento obrigatório

 



>> Leia reportagem especial na edição impressa desta quinta-feira, 6

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio