X
X

Buscar

Cerimônia marca transmissão de comando do 18º Batalhão de Polícia Militar

Coronel Moacir Gomes Ribeiro deixou posto para o tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho

O tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho é o novo comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar. Ele sucede o coronel Moacir Gomes Ribeiro, que comandará a 2ª Região Militar, em Lages. A passagem de comando foi realizada em cerimônia nesta segunda-feira, 23.

Gomes chegou a se emocionar durante o discurso ao mencionar a família. Ele foi comandante da PM local por três anos e nove meses. Durante a sua fala, destacou uma série de conquistas enquanto esteve à frente da tropa.

Gomes ressaltou a construção do novo prédio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), a realização de cursos de capacitação e a implantação do prêmio de PM destaque do batalhão. O coronel também frisou a criação da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e a ampliação de ações com a comunidade, como a Rede de Vizinhos, o Proerd e a Transitolândia.

Desde quando assumiu o comando, Gomes diz que é primordial a participação da sociedade na segurança pública. Ele voltou a tocar neste assunto no discurso. “Nada será feito se não houver apoio popular”.

Gomes também nominou a parceria com a Polícia Civil como um destaque. A união entre as polícias tem sido uma marca nos últimos anos, com várias operações conjuntas.

O agora coronel ainda fez uma série de elogios às entidades, aos prefeitos e a diversas pessoas que são “amigas do batalhão”. Segundo Gomes, a ajuda delas foi imprescindível para que os seus quase quatro anos fossem de sucesso.

Os prefeitos de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Gaspar, secretários, políticos e diversos militares de alta patente estiveram na cerimônia, que lotou os lugares no batalhão.

Elogiado
O comandante da 7ª Região Policial Militar, coronel Carlos Alberto Fritz Bueno, teceu elogios ao ex-comandado. Ele disse que Gomes mostrou grande espírito de liderança, que se refletiram num bom trabalho.

“Os índices de criminalidade [estão] em ótimos níveis, destacando o 18º Batalhão como modelo a ser seguido”, disse Fritz Bueno, no elogio que foi lido.

O comandante-geral da PM no estado, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, fez breve discurso, no qual elencou uma série de qualidades do batalhão sob o comando de Gomes.

“O coronel Gomes deixa um modelo de segurança, de relação com a comunidade”, disse. Segundo o Araújo Gomes, o agora ex-comandante conseguiu se aproximar da comunidade com ações como a Rede de Vizinhos.