Cerimônia na delegacia regional de Brusque celebra 207 anos da Polícia Civil
Evento também homenageou agentes e o presidente da Acibr
Evento também homenageou agentes e o presidente da Acibr
Os 207 anos de criação da Polícia Civil de Santa Catarina foram comemorados nesta terça-feira, 30, em um evento na 17ª Delegacia Regional de Polícia (DRP). A cerimônia contou com a presença maciça dos delegados, prefeitos e vice-prefeitos da região, além do comando da Polícia Militar, do chefe do Instituto Geral de Perícias (IGP) do município e de representantes de entidades.
O aniversário foi completado nesta segunda-feira, 29. A Polícia Civil foi instituída oficial em 29 de julho de 1812 que coincide com a nomeação do desembargador Francisco Lourenço de Almeida para o cargo de “Intendente Geral de Polícia” da Capitania de Santa Catarina.
O delegado regional de polícia, Fernando de Faveri, destacou a parceria com a sociedade civil e o poder público de Brusque para o bom trabalho da instituição. “A Associação Empresarial foi essencial, mas evidentemente sem o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores isso não ocorreria”.
Faveri disse que o trato com as lideranças políticas e empresariais tem sido fácil e frutífero. “Costumo dizer que dependemos muito pouco de ofício e muito de telefone e WhatsApp. Problemas que em outros locais precisam de ofício e reuniões intensas se resolve na informalidade mais rápido. Isso desburocratiza o problema, o serviço público”.
“Temos uma parceria muito grande com os órgãos municipais e a entidade civil organizada, além da população em geral. Não é mera formalidade, de fato, somos próximos, nos reunimos frequentemente, levamos nossos problemas e necessidades para eles e sempre tentamos chegar a um denominador comum de forma rápida”, completou.
Dentro do contexto do bom relacionamento, Faveri afirmou que a criação do fundo municipal foi um divisor de águas para a história da delegacia regional. “Obviamente a sociedade civil organizada foi fundamental para a criação do Fundo da Polícia Civil”.
O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, parabenizou a Polícia Civil. “A prefeitura se coloca à disposição como sempre se colocou”, e acrescentou: “apesar das dificuldades, estamos de mãos dadas”.
Faveri afirmou, ainda, que o bom relacionamento não é só com Brusque, mas com toda a região. A DRP abrange também Botuverá, Guabiruba, Nova Trento, São João Batista e Major Gercino.
“Por exemplo, a delegacia de São João Batista passa por uma ampla reforma, vai se tornar a delegacia modelo da nossa região. Isso tem influência direta do gestor, o delegado, mas também do prefeito”, disse.
Segurança
O delegado regional também ressaltou os bons índices da segurança pública no município. “Nos primeiros sete meses, tivemos apenas uma morte violenta. Isso nos coloca novamente na primeira colocação do Brasil”.
Para Faveri, o bom desempenho é fruto da boa relação com os outros órgãos da segurança: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda de Trânsito.
O comandante do 18º Batalhão da PM, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, disse que a Civil “sempre foi e hoje é mais ainda uma grande parceira da Polícia Militar em Brusque”.
“Brusque é uma cidade privilegiada por ter duas polícias que têm uma irmandade muito forte porque via de regra, não só no nosso estado, mas no Brasil inteiro, as polícias vivem em conflito”, completou o militar.
Amigo da Polícia
O presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Halisson Habitzreuter, recebeu a homenagem de Amigo da Polícia Civil. Fernando de Faveri diz que o nome dele foi unanimidade entre os delegados pelo empenho dele para a melhora na segurança.
“Fico muito feliz por receber esse diploma, não esperava, mas aceito em nome da Acibr”, disse. Ele destacou que a segurança é um tema importante para a entidade, pois é fundamental para que haja desenvolvimento econômico por meio dos empresários.
Homenageados
O agente Américo Aurino Ferreira foi homenageado por ter 47 anos de atuação na Polícia Civil. “Fico muito feliz por ter sido reconhecido como nunca tinha sido”, declarou.
Charles Melo Filho, na polícia há três anos, ganhou o prêmio de policial destaque por seu desempenho. “Esse importante reconhecimento foi uma surpresa”, disse. “É também devido aos colegas e aos delegados que confiam no nosso trabalho”, acrescentou.