Cerveja com aroma de Cannabis é vetada da Oktoberfest; confira posicionamento da empresa
Produto foi vetado após pedido do prefeito de Blumenau
Produto foi vetado após pedido do prefeito de Blumenau
A cerveja que teria aroma de Cannabis sativa, anunciada pela Balbúrdia Cervejaria como presente na Oktoberfest, está vetada da tradicional festa alemã. Este foi um pedido do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
A notícia da presença deste produto na festa – que, inclusive, conta com uma folha de maconha estampada no rótulo do anúncio, e a palavra Hemp (cânhamo, em inglês) – irritou o chefe do executivo blumenauense. O produto não tem utilização da cannabis, mas conta com terpeno idêntico ao da Cannabis sativa, conhecida como planta da maconha.
Em suas redes sociais, Mário Hildebrandt se posicionou sobre o caso e afirmou que a festa não pode ter alusão ao uso da maconha.
“Quem conhece ou já ouviu um pouco sobre minha história antes da vida pública sabe da minha relação com o tratamento de dependentes de álcool e drogas. Foi com bastante indignação que recebi a notícia de que um chope com aroma de maconha seria vendido na Oktoberfest Blumenau.
NÃO SERÁ! Já DETERMINEI para a equipe da festa, bem como solicitei que a cervejaria responsável fosse notificada, para que não oferte o produto dentro dos Pavilhões da Oktoberfest. Uma festa de tradição alemã, de cultura e gastronomia germânica não pode oferecer qualquer produto que faça ALUSÃO ao uso de drogas. Vai contra a missão da festa, contra o que é a cultura alemã e, principalmente, contra os princípios de festa de família que temos buscado construir ao longo dos últimos anos.
Não faz sentido uma festa que destina 1% de seu lucro, com a venda de bebidas, para prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas ofertar uma bebida que tenha ligação com qualquer entorpecente. Chope de maconha? Não na Oktoberfest Blumenau!”
Após o veto ao produto, a Cervejaria Balbúrdia se manifestou. A empresa é a responsável pela fabricação e divulgação da cerveja.
Os responsáveis informaram, por meio de nota, estarem surpresos com a notificação e com o veto. Desta forma, a Balbúrdia terá que retirar de comercialização a cerveja Balbúrdia Hemp da festa.
Confira a nota da cervejaria na íntegra:
“A Balbúrdia Cervejaria vem a público informar que recebeu com surpresa, no dia de hoje (4/10), notificação da Fundação Promotora de Eventos e Exposições de Blumenau (Proeb), realizadora da 37ª Oktoberfest, solicitando a retirada de comercialização da cerveja Balbúrdia Hemp da festa.
A Cervejaria lamenta a decisão da organização da festa esclarecendo que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição.
Os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo.
Tais cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais.
Apesar da retirada de comercialização da Oktoberfest, a Balbúrdia Cervejaria continuará presente nesta edição da festa com outras cervejas e a Balbúrdia Hemp estará disponível, a partir de hoje, nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí. Ein prosit!
Blumenau, 16h20 de 4 de outubro de 2022.
Balbúrdia Cervejaria”
Leia também:
– Jovem se confunde e resgata gato machucado parecido com o seu em Brusque; saiba como ajudar
– Confira as alterações no trânsito para o desfile de abertura da 35ª Fenarreco
– Guabiruba: entenda por que a primavera da família Fischer irá impressionar você
– Desenho em plantação chama atenção em cidade de SC conhecida por registros de agroglifos
– VÍDEO – Ciro Gomes declara apoio a Lula no segundo turno das eleições
– Assista agora:
Descubra a importância da arquitetura corporativa em pequenas e grandes empresas