A Cervejaria Brusque, fundada em 2019 pelos sócios proprietários brusquenses, Vitor Ristow e Diego Custodio, teve três amostras premiadas no Brasil Beer Cup, realizado em Florianópolis, em setembro deste ano. O evento, organizado por uma instituição brasileira, é considerado o maior concurso técnico de cervejas da América Latina.

A Stout (Classic Irish Style Dry Stout) da marca conquistou a medalha de bronze da categoria, enquanto a Hop Lager (American Style Pilsner) ficou com a medalha de prata. Já a Märzen (American Style Amber Lager), brilhou com o ouro. Recentemente, a Hop Lager da marca já havia sido premiada com o ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau.

“O diferencial é a qualidade, não a quantidade. O sabor das nossas cervejas está diretamente ligado aos ingredientes utilizados. Esse cuidado não se restringe aos concursos; é uma filosofia que permeia todas as etapas da nossa produção e distribuição”, afirma Diego.

Ao todo, foram mais de 2,5 mil amostras inscritas, com a participação de 446 empresas de 9 países diferentes. Os vencedores foram escolhidos por um painel de 88 jurados de 12 países distintos.

O evento também foi inclusivo em termos de porte das cervejarias, chegando ao ponto de até a Brahma enviar amostras para competir, o que ressalta ainda mais a significância da conquista dos brusquenses.

Com essas premiações, a Cervejaria Brusque conquistou o 14º lugar na lista das 50 melhores cervejarias do Brasil. Entre as participantes catarinenses da mesma lista, a marca ficou em 5º lugar, sendo a única representante de Brusque.

“Isso nos inspira a continuar buscando sempre mais. Constantemente experimentamos estilos diferentes, alguns sazonais, produzidos em quantidades limitadas. Isso nos permite manter um controle rigoroso sobre a qualidade e o frescor de cada lote, priorizando sempre a experiência do consumidor final. Além disso, nossa estratégia de produção sob encomenda é um diferencial, garantindo que nossos clientes possam apreciar essas variedades mesmo fora de suas épocas principais de produção”, complementa Vitor.

Diego Custodio e Vitor Guilherme Ristow comemorando a medalha de prata no evento

Sobre os estilos

Diego explicou como a cerveja Stout, premiada com o bronze, possui um perfil robusto e sabor que remete a café e chocolate amargo. “Esta cerveja, mesmo sendo uma Stout, surpreende pelo seu drinkability, sendo fácil de beber e versátil para harmonizações”.

A premiada com a prata, Hop Lager, é uma Pilsen com personalidade, onde a utilização de lúpulos americanos durante a fermentação adiciona aromas florais e frutados, lembrando frutas tropicais. “Essa cerveja é uma opção para quem aprecia uma Pilsen com um toque diferenciado de amargor e aroma”.

Já a Märzen, que conquistou medalha de ouro na categoria American Amber Lager, é conhecida por seu equilíbrio entre notas de caramelo e um leve amargor. “Ela costuma ser uma escolha popular entre os consumidores que buscam uma cerveja com mais corpo e complexidade de sabores”, complementa Vitor.

Onde encontrar

Atualmente, a Cervejaria Brusque oferece onze estilos de cerveja distintos: Pilsen, Hop Lager, IPA, Chope de Vinho (tinto e branco), Stout, Märzen, Baltic Porter, Red Ale, Vienna, Weizenbock, Catharina Sour de Framboesa e Catharina Sour de Frutas Vermelhas.

Os quatro primeiros estilos são produzidos regularmente e estão sempre disponíveis. Todas as cervejas estão disponíveis para consumo no Deck 09, o bar oficial da cervejaria. No entanto, as cervejas sazonais estão sujeitas à disponibilidade e são oferecidas conforme a época do ano e a produção limitada.

Cervejaria Brusque

Rua Joaquim Réis, 110 – Santa Terezinha, Brusque – SC
WhatsApp: (47) 99261-4251
Instagram: @cervejaria_brusque