X
X

Buscar

CERVEJARIAS ARTESANAIS

No último dia 15 de outubro – Dia do Professor –, aproveitei a folga na Universidade e, na companhia de alguns integrantes do Projeto Rotas do Itajaí – UNIFEBE, realizamos uma visita técnica na Cervejaria Kiezen Ruw. Afinal, o grupo já havia visitado uma cervejaria artesanal durante a viagem de estudos à Serra Gaúcha em novembro de 2014, ocasião em que conheceu o modelo de negócio da Cervejaria Edelbrau, em Nova Petrópolis/RS.

A cervejaria artesanal Kiezen Ruw produz cervejas capazes de surpreender os apreciadores de uma boa cerveja. A fábrica está localizada em um local bucólico entre árvores e cachoeira no bairro Planície Alta, em Guabiruba-SC, distante 10 km do centro da cidade. Além da fábrica, a cervejaria dispõe de um pub para os clientes que visitam a empresa e queiram degustar as cervejas. No entanto, o pub – onde também é possível realizar eventos com reservas limitadas -, só atende mediante agendamento prévio. A visita à fábrica, por sua vez, pode ser realizada durante o horário comercial. Vale a pena conferir!

Mas existem aqueles que já não se contentam em reunir os amigos em um pub ou mesa de bar para pedir uma cerveja gelada ao garçom. Eles querem mais. E, nas horas livres, se recolhem para produzir sua própria cerveja, cujo processo leva, no mínimo, oito horas na cozinha…e quase mais um mês para maturar. Só em Guabiruba já se contam mais de 30 cervejeiros que produzem para consumo próprio e onde o resultado final depende de circunstâncias, como dimensão do equipamento, tipo de processo, moagem do grão, química da brassagem, variações naturais do malte e muitas outras. São, na maioria, discípulos do mestre cervejeiro Cledson Kormann, a quem, aliás, cabe menção honrosa pois, além de ensinar a arte da produção da cerveja, ele também se dedica – junto aos sócios de empreitada -, a oferecer boas cervejas no Gurmàn Selective Pub.

O ambiente do Gurmàn atende mediante agendamento, pois o espaço é pequeno. A decoração é apurada, aconchegante, intimista, de muito bom gosto. Às quintas-feiras é dia de reunir os amigos (apenas homens) e degustar as cervejas do pub, onde o apreciador tem a felicidade de encontrar seis diferentes estilos. Como novidade, em breve estará aberto ao público em geral o Beer Gardem, ou “Jardim da Cerveja”. Trata-se de uma área externa à cervejaria, muito comum em toda a Alemanha, cujo foco principal é a cerveja fresca servida em canecos, degustada com a família e amigos, junto à natureza.

Saindo um pouco da cerveja artesanal, em Brusque recentemente foi inaugurado o pub Zehn Bier German Pub, que buscou preencher uma carência de espaços bacanas na cidade. De cara nova, a casa foi transformada num espaço cool, que promete trazer os bons momentos de volta. Antes ocupado pelo bar da cervejaria, o espaço em frente à fábrica foi todo remodelado e passou a oferecer, além do chope Zehn Bier, um cardápio com mais de 120 rótulos de cervejas especiais nacionais e importadas, petiscos, hambúrgueres e pratos da gastronomia alemã. Mais uma boa opção para os apreciadores da cerveja superior.

Guabiruba e Brusque já se destacam por suas cervejas artesanais de excelente qualidade. O próximo passo é organizar os cervejeiros artesanais – que em sua maioria são homens bem-sucedidos entre 30 e 40 anos -, em uma associação ou cooperativa, pois existe uma demanda crescente por cervejas de qualidade superior. Temos aí uma nova oportunidade de negócio, em que as cervejarias artesanais também podem contribuir para o Turismo regional.