Chafariz da praça Gilberto Colzani, no Centro de Brusque, é reativado
Equipes do terminal e da prefeitura foram os responsáveis pelos trabalhos de revitalização
Equipes do terminal e da prefeitura foram os responsáveis pelos trabalhos de revitalização
Após oito anos, o chafariz da praça Gilberto Colzani, no Centro de Brusque, foi reativado nos últimos dias. A área é de responsabilidade do terminal urbano.
Diretor do terminal urbano e rodoviário há seis meses, Darlan Sapelli conta que iniciou a revitalização em parceria com a prefeitura.
“Toda a iluminação foi trocada pela equipe da Secretaria de Obras, colocamos mais um poste, refletores de LED no chafariz, chamamos o pessoal do Horto para fazer roçada e plantar flores, e servidores do terminal pintaram bancos e ferros, que estavam enferrujados”, conta.
Darlan explica que a revitalização do chafariz ficou por último porque as informações que ele tinha é de que a estrutura não funcionava. “Por conta própria, comecei a mexer nos motores e vi que estavam ligando e pedi para o pessoal da Secretaria de Obras encher de água”, conta.
A prefeitura chegou a iniciar trabalhos no local em 2019, mas a reativação não ocorreu naquela época. Hoje, o chafariz está funcionando em período de testes, com a água ainda em potência reduzida e algumas avarias na estrutura. “A prefeitura ficou contente, porque acreditavam que não estava mais funcionando. Para mim, como um brusquense, também é uma alegria ver o chafariz funcionando”.
Um projeto já existe para uma reforma geral da praça. Darlan explica que a intenção é trocar o mármore, a parte elétrica, que é de 1996, o piso, que já está deteriorado, por pavers, e instalar luzes com cores.
“Temos conversado com a prefeitura, o prefeito tem interesse em deixar tudo em perfeito estado. A empresa licitada para fazer o projeto está fazendo orçamento. Conversamos com o poder público e há uma lei que diz que empresas podem assumir a praça, mas a burocracia é muito grande. Penso que pode ser instalada uma academia, lanchonete ou parquinho no local, como alternativa”.
Há anos abandonado, o local costumava atrair moradores de rua durante a noite. Por conta disso, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou diversas vezes trabalho de abordagem e orientação na praça.
“Quando eu cheguei, era conhecida como Praça dos Mendigos. Estamos com rondas para evitar isso. Ficamos contentes, porque já vimos gente tirando foto, sentando nos bancos para conversar, namorar”.