Chafariz da praça Sesquicentenário, em Brusque, é reativado
Empresa de Balneário Camboriú executou a obra
Após um longo período desativado, o chafariz da praça Sesquicentenário voltou a funcionar. A reativação da estrutura aconteceu na terça-feira, 28, e foi realizada pela empresa BPR Projetos e Obras, de Balneário Camboriú.
A obra no local durou dois dias e teve um custo de pouco mais de R$ 13 mil. O proprietário da empresa, Bruno Pacheco Rosa, explica que foi trocada a bomba e o bico do chafariz e também a iluminação, que agora é de LED e colorida.
“Começamos a trabalhar na segunda-feira, testando a bomba e colocando água dentro dele”, diz.
A ideia é que o chafariz fique ligado todos os dias, durante 24 horas, para que a água circule e evite a criação de lodo e também de focos do mosquito Aedes Aegypti. Já a iluminação será programada pela prefeitura.
O diretor do setor de Paisagismo da Secretaria de Obras, Norberto Maestri, o Kito, diz que nesta semana será feito um levantamento do que precisa para reativar o chafariz da praça Gilberto Colzani, próximo ao Terminal Urbano. “Vamos fazer o levantamento, e espero que dentro de uns 40 a 50 dias tenha a licitação e possamos fazer a reforma daquele chafariz também”.
Desativado desde 2018
Os chafarizes das duas praças estão desativados, pelo menos, desde 2018. Eles foram desativados devido a falta de manutenção. Nos governos anteriores, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae) era o responsável pela manutenção e limpeza das estruturas, porém, ao assumir a gestão da autarquia, o então presidente, Roberto Bolognini, alegou que o Samae não tinha como cuidar das estruturas que, por ficarem expostas ao ar livre, precisam de manutenção constante.
A Secretaria de Obras também alegou não ter condições de fazer a manutenção dos chafarizes. Por isso, em junho de 2018 a prefeitura decidiu abrir licitação para contratar uma empresa terceirizada para realizar o serviço.