Chapecoense: tentando corrigir a rota
Verdão d'Oeste chega à Série B após grandes decepções na primeira divisão e no estadual
A Chapecoense volta à Série B depois de quebrar o recorde de pior campanha da era de pontos corridos na Série A. E não apenas isto, caiu na primeira fase da Copa do Brasil e fez uma campanha ruim no Catarinense, campeonato do qual havia sido finalista nos últimos seis anos. Acumulou cinco vitórias, três empates e cinco derrotas, sendo eliminada pelo Concórdia nas quartas de final.
O clube contratou o diretor de futebol Alarcon Pacheco, na tentativa de formar um elenco enxuto e de qualidade, em meio à uma situação financeira ruim. Chegaram o atacante Chrystian (ex-Joinville), goleiro Simão, o zagueiro Xandão, o lateral-esquerdo Kevin, o volante Guilherme Rend, o meia Derek e o atacante Luizinho. O atacante Lima voltou após empréstimo à Inter de Limeira.
Outros reforços foram anunciados na quinta-feira, 8. O meia Claudinho, de 21 anos, está emprestado pelo Cruzeiro, depois de ter jogado o Paulistão pelo Mirassol; e os atacantes Rodrigo Varanda (emprestado pelo Corinthians) e Carlos Orejuela (ex-Ferroviária-SP).
Para comandar o time nesta Série B, a diretoria contratou o técnico Gilson Kleina, que também precisa resgatar seus bons momentos. Ele não foi bem com a Ponte Preta no ano passado e foi demitido em fevereiro deste ano após perder o Dérbi Campineiro para o Guarani.
Destaques
Perotti: Aos 24 anos, é a principal referência no ataque da Chapecoense. Artilheiro do Catarinense de 2021, com 15 gols, mas não teve como se destacar na péssima campanha na Série A, marcando apenas três gols. No estadual de 2022, marcou cinco gols em 13 partidas.
Fernando: O lateral-esquerdo de 22 anos conseguiu algum destaque no Catarinense, marcando um gol e anotando duas assistências nas 11 partidas que disputou. É a sua primeira chance em um nível mais alto do futebol nacional, após ter passado a temporada passada no Marcílio Dias.
Tiago Real: Não pôde ajudar muito no Catarinense por conta de uma lesão, mas mesmo assim conseguiu ser importante. Em sete partidas, fez três gols e uma assistência. Está com 33 anos.
Associação Chapecoense de Futebol
Chapecó
Fundação: 10 de maio de 1973
Estádio: Arena Condá (municipal) – 20.089 lugares
Presidente: Nei Maidana
Técnico: Gilson Kleina
Material esportivo: Umbro
Principais títulos: 1 Copa Sul-Americana (2016), 1 Série B (2020) e 7 estaduais (1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020)
Vs. Brusque: 69J, 35V, 17E, 17D, 112GP, 76GC
Copa do Brasil: 1ª fase (eliminada pelo Moto Club-MA)
Campeonato Catarinense: 6º (eliminada nas quartas de final pelo Concórdia)
Foto: Léo e Perotti em treino da Chape | Foto: Tiago Meneghini/ACF
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube