Chuva de meteoros poderá ser vista nesta sexta-feira em Brusque
Astrônomo Silvino de Souza explica onde será possível observar o fenômeno
Astrônomo Silvino de Souza explica onde será possível observar o fenômeno
Por Luiz Antonello e Thiago Facchini
Está prevista para ocorrer nesta sexta-feira, 30, uma chuva de meteoros que poderá ser vista em diversos municípios de Santa Catarina, incluindo Brusque. Trata-se da Delta Aquáridas do Sul. O fenômeno já ocorre desde o dia 12 de julho e vai até 23 de agosto, com pico máximo nesta sexta-feira.
A chuva de meteoros leva este nome justamente por ocorrer na constelação Aquarius e ser mais visível no Hemisfério Sul. O astrônomo Silvino de Souza esclarece que a questão da observação a olho nu é incerta.
Há, ainda, possibilidade da presença de meteoros brilhantes, os bólidos. “A pessoa pode, talvez, ter uma decepção por eles serem fracos ou a surpresa de passar um bólido”, diz.
Silvino explica também que o fenômeno não é considerado inédito e pode depender da sorte dos espectadores. Ele afirma que há possibilidade de passarem cerca de até 25 meteoros por hora.
O astrônomo diz que é possível observar a chuva de meteoros por volta das 20h30 ou 21 horas de sexta-feira. Ele recomenda que as pessoas observem a região Leste, onde ocorre o nascer do sol, sendo o local em que os meteoros devem passar.
“Não é um fenômeno que se acompanhe por telescópio. O interessante é observar a olho nu, que cobre uma região maior do céu”, diz.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: