+

Chuva em Brusque: aumenta número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil

Cidade registrou em duas horas metade da chuva de todo o mês

Chuva em Brusque: aumenta número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil

Cidade registrou em duas horas metade da chuva de todo o mês

A Coordenadoria de Defesa Civil de Brusque atualizou, no início da noite, os números referentes às ocorrências registradas na cidade por conta das fortes chuvas da tarde deste domingo, 29. Segundo o levantamento, até às 18h30, um total de 18 notificações foram feitas.

Deste montante, sete se referem a alagamentos em via pública, nos bairros Águas Claras, Azambuja, Cedrinho, Centro II, Limeira Baixa, Primeiro de Maio e Zantão; mais um alagamento em residência, no bairro Limeira. Além disso, quatro registros são de deslizamento em residência no Águas Claras, Limeira Baixa, Santa Luzia e Zantão.

Houve também um risco de deslizamento em residência no Limeira Baixa. Uma queda de muro no Dom Joaquim e duas situações de risco de queda de muro, nos bairros Águas Claras e Santa Luzia. Por fim, uma ocorrência era de uma residência vulnerável no Águas Claras e um rompimento de tubulação no Paquetá.

Confira fotos

Defesa Civil/Divulgação
Defesa Civil/Divulgação
Defesa Civil/Divulgação

Em duas horas, metade da chuva de todo o mês

Conforme o levantamento da Defesa Civil, as chuvas intensas da tarde deste domingo totalizaram mais de 102 milímetros (mm) em um intervalo de tempo de menos de duas horas no Paquetá, bairro que teve o maior volume registrado.

“Este número representa 50,6% da chuva esperada para todo o mês de janeiro na cidade, que tem média pluviométrica histórica de 201,2 mm de precipitação para o primeiro mês do ano”, revela o chefe de vistoria e fiscalização da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik. Somadas as últimas 12h, Paquetá contabiliza 104,6 mm de chuva.

Como a previsão para chuvas segue até o fim da noite, a Defesa Civil mantém a orientação para moradores de encostas, para que façam a observação do terreno, em especial aos desníveis de árvores.

Já aqueles que moram próximos a rios e ribeirões precisam ficar atentos ao nível de vazão.

A comunidade também pode acompanhar a atualização de dados no site e redes sociais da Defesa Civil. Quem desejar receber o alerta da Defesa Civil estadual diretamente no seu celular, basta enviar mensagem de texto (SMS) com o número do CEP da sua rua para o número 40199.

Qualquer ocorrência pode ser acionada pelo telefone 199 da Defesa Civil, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros.


– Assista agora:
Quais os impactos da volta às aulas na saúde mental das crianças? Psicólogo fala sobre desafios

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo