Chuvas devem voltar na noite deste sábado, 21 de setembro

Situação é de tranquilidade na cidade de Brusque, mas Defesa Civil alerta que águas devem cair no fim de sábado; preocupação agora é com os deslizamentos

Chuvas devem voltar na noite deste sábado, 21 de setembro

Situação é de tranquilidade na cidade de Brusque, mas Defesa Civil alerta que águas devem cair no fim de sábado; preocupação agora é com os deslizamentos

A trégua das águas na tarde desse sábado, 21 de setembro, deixa população mais tranquila. Na região de Brusque, a última medição do rio Itajaí-Mirim, realizada por volta das 12h45 apontavam para 4,40 metros. Segundo a assessoria da Defesa Civil da cidade, o ápice do nível foi no início da manhã, às 6h, quando a régua marcou 5,97. 

Apesar de a avenida Beira Rio ter sofrido alagação durante a madrugada, não houve registro de mais inundações em outras áreas da cidade. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também operaram de maneira tranquila, sem nenhum registro de ocorrências.


Mesmo com a estabilização do tempo, as previsões informam que até o fim de sábado cairá mais chuvas. A diferença é que antes indicavam 100 mm de água. Agora, novas previsões registradas pela Epagri/Ciram trazem que nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, a média será de 50 a 60 mm. Alguns pontuais de chuva podem chegar a 80 mm. 

De acordo com a Defesa Civil, o monitoramento é realizado também com base na cidade de Vidal Ramos. Durante a manhã as águas variaram entre 3,30m e 3,40m. O tempo para as águas de Vidal Ramos chegar até Brusque é em média de dez a 12 horas. Com isso, a expectativa é de tranquilidade, pois como o rio segue baixando, tem capacidade para receber e escoar.

A preocupação da Defesa Civil agora se volta para as possibilidades de deslizamentos em algumas áreas de risco da cidade. “As pessoas desses locais já foram orientadas e devem ficar atentas. Temos um abrigo disponível na Arena Brusque para abrigar as famílias”, alerta a assessoria da DC.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio