X
X

Buscar

Ciclone de menor intensidade deve se formar em SC na próxima semana

Previsão da Epagri/Ciram aponta formação no litoral

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) prevê um ciclone de menor intensidade, que deverá passar pelo oceano na terça-feira, 7, e na quarta-feira, 8. O prognóstico é desta sexta-feira, 3, e portanto está sujeito a mudanças.

Os efeitos serão notados principalmente na agitação do mar, de menor intensidade em terra firme. A meteorologista Marilene de Lima destaca que o período é marcado por este tipo de fenômeno, mas as características variam. Nem todos são necessariamente ciclones bombas.

“A frente fria ligada ao ciclone passa pelo estado, e o ciclone propriamente dito deve se manter no litoral, mas passando pelo oceano.”

A meteorologista explica que o ciclone de terça-feira, 30, foi mais forte por conta da baixa pressão atmosférica, o que não deve se repetir com o ciclone da semana seguinte

“Estamos em um período no qual estes fenômenos se formam com frequência, de março até outubro, em regiões como o Sul do Brasil e o litoral da Argentina”, completa.