X
X

Buscar

Cidades da região participam do Dia do Desafio

Campanha mundial acontece toda última quarta-feira de maio

Várias cidades participaram na quarta-feira, 29, da 25ª edição do Dia do Desafio. O tradicional evento acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio e visa incentivar a prática de atividades físico-esportivas.

A iniciativa foi criada no Canadá e difundida no mundo todo com o objetivo de estimular a adoção de hábitos mais saudáveis e uma vida mais ativa, por meio da integração e cooperação entre as cidades.

Em Brusque, o Dia do Desafio foi promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), que realizou uma programação especial gratuita envolvendo várias atividades físicas e modalidades esportivas voltadas a todas as idades.

“Fizemos diversas atividades aqui dentro do Sesc com o Tiro de Guerra, brincadeiras com algumas escolas, cabo de guerra, desafio dos alunos na academia. O objetivo é mudar o hábito das pessoas. Além do Sesc, as prefeituras também realizaram atividades”, diz o técnico de atividades de lazer do Sesc Brusque, Jussinei Sartori.

Neste ano, mais de três mil municípios do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participaram da campanha.

O Dia do Desafio acontece em forma de competição saudável entre dois municípios, promovendo a integração e cooperação entre eles. Quem mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o confronto.

Para proporcionar uma participação ainda mais qualificada, no ano passado foram sorteadas duplas de cidades da mesma categoria que se tornaram parceiras na disputa por três edições, de 2018 a 2020 ou como autodesafiante. O resultado contempla tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços.

Brusque competiu com Criciúma, município do Sul de Santa Catarina. Guabiruba disputou com Icapuí, no Ceará. Já Botuverá, competiu com o município de Roque Gonzales, no Rio Grande do Sul. As cidades tem até sexta-feira, 31, para passarem os dados e, só então, o vencedor será divulgado oficialmente.

São João Batista participa do Dia do Desafio na categoria autodesafio
São João Batista também participou do Dia do Desafio ontem. As escolas municipais, estaduais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e Sesc realizaram atividades durante todo o dia.

O técnico de Lazer do Sesc, Vinícius Palau Santos, explica que o município foi inscrito na categoria autodesafio, ou seja, não compete com nenhum outro município, apenas busca superar os números atingidos nas edições anteriores. “O Dia do Desafio é mundial, mas no Brasil o Sesc de São Paulo é o responsável. Então todas as unidades da instituição se mobilizam para realizar as atividades em seus municípios sede e na região”.

Durante o dia, o Sesc São João Batista montou uma programação com ações voltadas ao público visitante, alunos e colaboradores. A Apae do município esteve pela manhã e tarde na unidade com cerca de 100 alunos que participaram de uma aula de ritmos e um circuito funcional na quadra.

Os alunos da academia também foram desafiados com exercícios de prancha, abdominal, agachamento, entre outros. As aulas de ginásticas máster, funcional e ritmos foram abertas ao público durante o dia para a realização do Dia do Desafio. “O objetivo deste dia é justamente fazer com que as pessoas se mexam e estimular elas de alguma forma. A gente planta a semente nas pessoas para aderirem a algum tipo de exercício físico para melhorar saúde e até mesmo autoestima”, diz.

Cerca de 500 pessoas passaram pela unidade de São João Batista durante todo o dia. Santos conta que as atividades realizadas nas escolas municipais são contabilizadas pela Fundação Batistense de Esportes (Fube) e repassada ao Sesc em seguida.

“Temos o prazo de até sexta-feira, 31, para contabilizar a quantidade de pessoas que realizaram o desafio. Então se alguém tiver interesse e tiver realizado uma atividade acima de 15 minutos, fez o registro fotográfico e queira participar, pode entrar em contato com nossa Central de Atendimento, que contabilizamos também”.