X
X

Buscar

Cinco dicas para uma visão saudável

As principais causas de cegueira no mundo são preveníveis e tratáveis. No entanto, muitas delas não reversíveis e por isso, prevenção é essencial!

A seguir,  dicas para uma visão saudável por muitos e muitos anos!

1)      Use óculos de sol

Eu já escrevi aqui sobre o tema, mas repito: óculos de sol em qualquer idade! Os danos solares são cumulativos, então previna-se e previna seus filhos desde cedo.  Exposição solar excessiva está relacionada a maior incidência de catarata, pterígio, degeneração macular, rugas e tumores! Na compra dos óculos, lembre-se de solicitar proteção 100% UVA e UVB.

 

2)      Fique longe do cigarro

Fumar está diretamente ligado a diversos problemas de saúde, entre eles degeneração macular relacionada à idade, e aumento do risco de desenvolvimento de catarata. Sem falar dos gravíssimos efeitos envolvendo pulmão, envelhecimento precoce, e mortais cânceres.  Um veneno.

 

3)      Coma bem

O bom funcionamento das células da retina está ligado a um adequado aporte de vitaminas. E não apenas as famosas cenouras para a visão (embora, sim, existe algo de verdade nisso), mas também uma variedade de vegetais, como folhas verde escuras, tem um papel importante.  Pesquisas mostraram que pessoas que ingeriam maiores quantidades de vitamina C e E, zinco, luteína, zeaxantina e ômega-3 apresentaram menor propensão a desenvolver degeneração macular (uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo).

 

4)      Use lentes de contato com atenção

Usar lentes mal adaptadas (muito apertadas ou muito frouxas), dormir com lentes não indicadas para este fim, usar água para limpar as lentes, tomar banho com elas ou utilizá-las além do período permitido, poderá resultar em úlcera corneana, dor e até perda visual.

 

5)      Avalie seus olhos com oftalmologista, mesmo sem precisar de óculos.

Não são raros os casos de pessoas que, por enxergarem bem, esquecem de consultar o/a oftalmologista. Há muitas doenças silenciosas que só se manifestam em estágios avançados. Se optarmos aguardar baixa visão para então procurarmos aconselhamento médico, o resultado poderá ser a descoberta de problemas que antes seriam preveníveis. Tardiamente, estes poderão se tornar irreversíveis ou exigirem tratamento  complexo, podendo causar prejuízos irreversíveis à visão. Cito, por exemplo, doencas inicialmente silenciosas como glaucoma, ceratocone, retinopatia diabética, além de muitas outras que só serão identificadas por uma avaliação médica oftalmológica. Converse com seu oftalmologista para saber qual a frequência de avaliação indicada para seu caso.

Previna-se e dê vida longa à visão!!

 

Maiara Dalcegio Favretto – Médica Oftalmologista