X
X

Buscar

Cinco projetos do Sesi de Brusque são premiados em torneio estadual de educação

Ao todo 40 projetos estaduais, referentes ao ano de 2019, foram classificados, desde a educação básica até a educação profissional e superior

Mais uma vez a metodologia de ensino aplicada nas unidades do Sesi Senai de Brusque, foi destaque em Santa Catarina. Desta vez, cinco projetos desenvolvidos por professores da Educação Básica do Sesi foram premiados no Torneio de Situações de Aprendizagem, promovido pela Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina (Fiesc), envolvendo todas as suas unidades de ensino do estado.

Ao todo 40 projetos estaduais, referentes ao ano de 2019, foram classificados, desde a educação básica até a educação profissional e superior.

Os projetos selecionados do Sesi de Brusque são: Amigos da Horta: Interdisciplinariedade e Protagonismo Infantil, das professoras Graziela Boaszczyk Dalcastagner e Vilma da Fonseca Frutuoso Montibeller; e Corpo humano, da professora Bruna Jaqueline Riffel Maestri; e Projeto Arte na Cidade, da professora Luana Schwamberger, todos aplicados com os alunos das séries iniciais.

Divulgação

“Sempre tive como impulso ir além dos muros da escola, em busca de um processo de ensino e aprendizagem que fosse significativo, onde as crianças pudessem ser as protagonistas de todo esse processo e onde pudéssemos valorizar nossa cultura local. E esse projeto nos permitiu isso”, descreveu a professora Luana, responsável pelo Projeto Arte na Cidade, que incentivou os alunos a conhecerem os artistas brusquenses das diferentes áreas (artistas plásticos, ceramistas, fotógrafos, escritores), bem como as suas técnicas e trajetórias de vida.

Já o projeto Amigos da Horta, bem conhecido pela população da cidade, oportunizou as crianças, a experiências com a natureza e o incentivo à uma alimentação saudável.

De acordo com a professora Vilma, estar entre os selecionados, “trouxe uma valorização como profissional e o reconhecimento de um trabalho realizado em equipe contando com a parceria das famílias em todo o projeto, e isso é muito importante no desenvolvimento da criança”.

Também foram reconhecidos os projetos desenvolvidos por professores do Ensino Médio, entre eles: Conceitos de aprendizagem – Conectar para Significar, do professor Roger Luiz Motta; Exposição de Obras de Arte para Pessoas com Deficiência Visual, de Juliana Costa Masera.

Divulgação

Segundo a coordenadora de Educação Básica e Profissional do Sesi Senai de Brusque, Sandra Freitas, todos os projetos realizados pelos professores do Sesi SenaiI são integrados com outras disciplinas, outras unidades curriculares e os alunos são estimulados a se envolverem.

“No nosso caso, ganhamos na categoria Educação Básica, que não havíamos concorrido até então. É uma maneira de mostrar o trabalho dos nossos professores e incentivar o desenvolvimento de projetos que estimulem os nossos alunos a aprender e, ainda, que envolvam os pais e a comunidade, como temos feito”, destacou.

Todos os projetos selecionados no Torneio de Soluções de Aprendizagem serão publicadas no livro Ensinar é Aprender” , que está na 4ª edição.

“Temos certeza de que essa ação faz parte da valorização dos nossos docentes, reconhecendo as melhores práticas desenvolvidas na Rede Sesi Senai SC e mostrando para toda a comunidade brusquense a educação de qualidade das nossas escolas”, destacou o vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer.