X
X

Buscar

Brusquense que estava sobre a ponte Irineu Bornhausen há 42 anos relembra momento da queda

Brusque em 8 de agosto de 1980/Arquivo: Érico Zendron/Brusque Memória

A queda da ponte Irineu Bornhausen está completando 42 anos nesta segunda-feira, 8 de agosto. O acidente aconteceu por volta das 14h30, na mesma data, no ano de 1980.

No total, 13 veículos estavam sobre a estrutura no momento da queda. Felizmente, apesar do susto, ninguém morreu. O trânsito da cidade, no entanto, ficou comprometido.

Somente no ano seguinte, em setembro, é que a estrutura que ruiu foi substituída por uma nova ponte, que mais tarde daria lugar à atual ponte estaiada.

Brusquense relembra acidente

Brusquense Gilberto Cardeal que estava sobre a ponte no momento da queda/Arquivo: Ciro Groh

Aquela tarde de sexta-feira em 8 de agosto de 1980 transcorria dentro da normalidade para o brusquense Gilberto Cardeal, que momentos antes à queda da ponte, transitava com sua brasília beje na rua Lauro Muller.

“Eu estava indo em direção ao Centro da cidade, mas antes, precisei abastecer meu carro e parei no posto de combustíveis Shell, que por muitos anos, se localizava  bem próximo à cabeceira da ponte em questão”.

“Quando fui sair, um outro motorista que vinha dirigindo na Lauro Muller e tinha preferência, gentilmente parou seu veículo para que eu pudesse pegar a geral. Já virei à esquerda para entrar na ponte”, conta.

“Ironicamente, foi por causa dessa gentileza que acabei estando sobre a estrutura no momento da queda. Não fosse por isso, era ele quem estaria sobre ela naquele instante”.

A brasília de Gilberto que aparece na foto à esquerda/Arquivo: Érico Zendron/Brusque Memória

Tensão sobre a ponte

Cardeal conta os momentos de tensão vividos por ele e pelas demais pessoas, protagonistas daquela fatalidade ocorrida há exatos 42 anos em pleno Centro da cidade de Brusque.

“Quando a ponte começou a descer pensei, num primeiro momento, que tivesse sido os pneus do carro esvaziando. Só quando a estrutura foi parar lá dentro do rio é que me dei conta do que de fato havia acontecido”, explica.

“Por sorte, ninguém se feriu e o rio estava na ocasião com seu nível bem baixo. Eu e os demais motoristas começamos a sair dos carros, um olhando para o outro, todos ainda muito assustados com o que recém havia acontecido”, complementa.


Vídeo

Confira o depoimento de Gilberto Cardeal concedido ao Blog do Ciro Groh.

Oferecimento:

Leia também:

Ciclone e chuva excepcional: Vale do Itajaí deve ficar em alerta nesta semana


Galeria de fotos

Acompanhe as demais imagens registradas no Centro de Brusque naquele fatídico 8 de agosto de 1980.

*Créditos: Acervo Particular de Érico Zendron/Brusque Memória


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK