X
X

Buscar

Calor: Brusque sufoca em 57ºC na exposição direta ao sol nesta segunda-feira

Imagem registrada na tarde calorenta desta segunda-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

São muitas as pessoas que, diariamente, precisam cumprir a jornada de trabalho ao ar livre, longe de uma sala refrigerada, tendo que enfrentar o rigor do calor do verão numa exposição direta ao sol.

Com muita dedicação à profissão, vemos os carteiros, operários da construção civil, vendedores, feirantes, garis, agricultores, entre outros, dando tudo de si diante de temperaturas extremamente altas.

Não há como fugir do calor, conta esse trabalhador mostrado na foto/Arquivo: Ciro Groh

Segundo estudo médico, a radiação solar em abundância pode causar, além de câncer de pele, o envelhecimento precoce, queimaduras, insolação, desidratação, dor de cabeça, febre e problemas de visão, como cataratas e lesões na retina.

Números do calor nesta segunda-feira

Foto capturada na tarde desta segunda-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Dando sequência à edição, vamos continuar falando do calor, agora, traduzido em números registrados em Brusque e região nesta segunda-feira, 24.

Para tanto, o Blog do Ciro Groh traz primeiro um pico assinalado durante a tarde no bairro brusquense do Rio Branco, numa exposição direta ao sol.

Por volta de 14h30, a estação assinalava nesse horário e local, a marca de 57,2ºC. Essa é a temperatura que muitos trabalhadores tiveram que enfrentar executando suas tarefas ao ar livre.

Resultado da exposição direta ao sol/Fonte: Ciro Groh

Vale destacar que esse índice de 57,2ºC aferido, não se trata de sensação de calor gerada pela umidade do ar e temperatura e sim, o valor potencializado pela radiação direta ao sol.

Mais uma foto mostrando a realidade desses trabalhadores brusquenses/Arquivo: Ciro Groh

Temperaturas à sombra

A seta indica o abrigo que protege o sensor de temperatura da exposição direta do sol/Fonte: Ciro Groh

Abaixo você confere as temperaturas máximas registradas à sombra nesta segunda-feira por todo o Vale do Itajaí-Mirim. Nessa situação, o sensor fica protegido por um abrigo embutido na estação meteorológica:

Fonte: Ciro Groh

*Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Veja também

– Semana inicia com previsão de mudança radical do tempo


*Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.