X
X

Buscar

Chuva e ciclone: quarta-feira ainda requer atenção dos catarinenses, diz meteorologista

Foto registrada no começo da manhã desta quarta-feira em Brusque que mostra o rio Itajaí-Mirim com seu nível acima do normal/Arquivo: Ciro Groh

Vamos começar a edição de hoje falando dos volumes de chuva assinalados durante a madrugada desta quarta-feira, 4, que continuou apontando marcas expressivas por entre os municípios situados no Vale do Itajaí-Mirim.

Os acumulados registrados no período de 0h e o amanhecer você confere no levantamento exposto na tabela abaixo. Os índices correspondem a cada lugar descrito em anexo.

Fonte: Ciro Groh

Soma de 48 horas

No levantamento mostrado na sequência temos os índices pluviométricos relacionados a todo este evento chuvoso, que teve seu início na tarde de segunda-feira, 2. Na soma de 48 horas, alguns locais monitorados já apresentam marcas acima de 180 mm.

Fonte: Ciro Groh

Chuva com vento

Brusque amanhecendo a quarta-feira na presença de nuvens carregadas/Arquivo: Ciro Groh

Chegou a hora de destacar a previsão do tempo. Para tanto, consultamos o meteorologista Leandro Puchalski. Segundo o especialista, esta quarta-feira ainda requer atenção dos catarinenses, pois além da chuva, tem um ciclone em formação.

Os detalhes do boletim emitido pelo especialista ao Blog do Ciro Groh você acompanha logo após a foto.

Comoço de manhã de quarta-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

“As nuvens mais carregadas continuam provocando chuva em toda SC nesta quarta-feira e isso ainda requer atenção dos catarinenses. Porém, aos poucos, vão indo em direção ao oceano permitindo períodos de melhorias.

“Muita, mas muita atenção, especialmente no Sul do estado pois é a região mais propensa a continuar tendo acumulados expressivos de chuva. Cuidado aos níveis dos rios e áreas de risco a deslizamentos, pois o solo já está muito encharcado”.

“Mas, além da chuva que ainda está prevista para hoje, temos também a formação de um ciclone sobre o oceano. O sistema se encontra bem próximo da costa catarinense”.

“O vento mais intenso deve impactar, principalmente, os moradores das regiões do Planalto Sul, Sul e Litoral, especialmente no trecho da Grande Florianópolis. Nessa áreas citadas, as rajadas podem atingir 60 a 80 km/h”.

“No Vale do Itajaí, onde se situam as cidades de Brusque, Guabiruba, Blumenau e outros municípios próximos vai ventar também, mas bem menos, tendo uma situação bem mais tranquila”.

“E para terminar, chegou a hora de falar da segunda parte da semana que traz boas notícias. A partir da quinta-feira, 5, o tempo começa a melhorar de forma gradativa em toda SC. A chuva cessa e o vento diminui”.

*Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/Meteorologista

Veja também

– A situação do rio Itajaí-Mirim na terça-feira em Brusque e região


Fotos dos leitores

Como é de praxe, ao final de cada matéria trazemos as fotos enviadas pelos colaboradores da coluna. Através disso, podemos ver como a quarta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.

Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK