X
X

Buscar

Chuva sem trégua e a situação do rio Itajaí-Mirim neste domingo; confira os detalhes

A chuva que começou a cair sobre as cidades situadas na faixa leste de SC no fim da madrugada do sábado, 26, não está dando trégua aos moradores dessa parte do estado. Os volumes vêm aumentando consideravelmente neste domingo, 27, e a previsão remete preocupação.

Em Brusque, o acumulado já chega próximo a 150mm, pontuado em alguns bairros do município registrado em pouco mais de 24 horas. Isso já excede a média do mês de novembro inteiro, que em anos anteriores costuma ficar em torno de 120mm.

Rio Itajaí-Mirim em Brusque na manhã deste domingo em situação de normalidade/Arquivo: Ciro Groh

Abaixo está a tabela que mostra o levantamento dos índices pluviométricos, elaborado pelo Blog do Ciro Groh junto à rede Groh Estações. A soma leva em conta toda a região brusquense. O período compreendido traz os valores observados entre o fim da madrugada de sábado e 13h deste domingo:

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br


A chuva e o rio Itajaí-Mirim

Condição de absoluta normalidade na manhã deste domingo. Assim podemos definir a situação do rio Itajaí-Mirim entre Brusque até a região das cabeceiras, no Alto Vale. Isso porque vem chovendo bem menos nas cidades que abrigam as suas principais nascentes, em Vidal Ramos e Presidente Nereu, como já detalhado na apuração exposta acima.

A seguir você acompanha a evolução de nível do Itajaí-Mirim observada no bairro Salseiro, em Vidal Ramos, no decorrer da manhã deste domingo. A referida medição tem como fonte a Agência Nacional de Águas (ANA). Na última aferição feita às 12h, o índice apontava a marca de 1,71m, considerado normal pelo órgão:

Fonte: ANA

Risco de transtornos

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, os municípios situados na faixa leste de SC, devem ficar em alerta máximo ante os volumes de chuva que ainda estão previstos para ocorrer entre este domingo e a quinta-feira, 1.

Conforme o especialista, a expectativa direciona a um acumulado extraordinariamente alto e a consequência gerada por essa condição adversa pode ocasionar deslizamentos de terra e inundações, especialmente entre a terça e a quinta-feira, período de maior preocupação.

Imagem de radar

Uma imagem de radar, atualizada às 12h40, era então possível observar nesse horário as regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte de SC sendo impactadas de forma mais abrangente pela chuva, ilustrada nas manchas coloridas da figura do mapa.

Nas áreas identificadas em tons  amarelo e verde, a intensidade se mostrava de fraca a moderada intensidade. As informações capturadas são do Radar Ventuski, que disponibiliza dados de chuva em tempo real:

Fonte: Radar Ventuski

Veja logo após o anúncio da Unifebe, algumas fotos capturadas neste domingo em Brusque. As imagens ilustram de uma forma objetiva, o tempo chuvoso presente no município durante o transcorrer da manhã.

Oferecimento:

Leia também:
Pouco sol e condição chuvosa ainda por vir à região de Brusque remete alerta


Galeria de fotos


Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK