Chuva sem trégua: tudo que sabemos sobre a situação do rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos
Depois de tantos transtornos causados pela chuva sem trégua, que vem impactando muitas cidades da faixa leste de SC neste início de semana, vamos começar esta edição diante de uma boa notícia, que chega do Alto Vale do Itajaí, direcionada aos moradores do Médio e Baixo Vale.
Os municípios que abrigam as principais nascentes do Itajaí-Mirim estão somando baixos volumes de precipitação. Os índices desta terça-feira, conferidos em Vidal Ramos e Presidente Nereu, estão ficando abaixo ou pouco excedem a casa dos 20mm.
Isso remete a uma condição de normalidade nessa região alta, no que tange ao nível do rio. A apuração completa dos acumulados anotados por toda a região você confere mais adiante.
Essa condição de calmaria pode ser observada nas últimas aferições apontadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), que dispõe de sua réguas de medição instaladas no bairro vidalense do Salseiro. A última medição, efetuada pelo órgão às 13h, mostrava 1,93 metros, dentro de um cenário estável e normal.
Itajaí-Mirim em Brusque
A Defesa Civil de Brusque atualizou as informações sobre o rio Itajaí-Mirim no início da tarde desta terça-feira, que segue baixando no município. Mas como as chuvas continuam, a população devem ficar atenta. Na última medição feita pelo órgão, o rio estava com 4,68 metros, às 11h50.
Volumes de chuva
Dando sequência à matéria, o foco continua sendo as informações relacionadas aos impactos da chuva constante. De acordo com o monitoramento realizado pela rede Groh Estações, o bairro Aymoré, em Guabiruba, desponta como o local do Médio Vale onde mais choveu nesta terça-feira, somando até por volta de 13h, a marca de 107,0mm.
Em Brusque, os índices pluviométricos de hoje aferidos até o início da tarde oscilam entre 64 a 105mm. A estação fixada no Campus da Unifebe, no bairro Santa Terezinha, pontuou o maior valor do município, com 105,9mm.
Acompanhe na tabela exposta a seguir, o levantamento completo dos volumes de precipitação anotados por todo o Vale do Itajaí-Mirim, no período compreendido entre 0h e 13h deste 20 de dezembro. Como já mencionado anteriormente, o destaque positivo fica por conta da pouca chuva observada em Vidal Ramos e Presidente Nereu:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Imagem do Ventuski Radar
A imagem do Ventuski Radar, atualizada às 13h50 desta terça-feira, mostrava nesse horário, uma concentração maior de chuva em direção ao Litoral Norte de SC, entre Itajaí e Joinville. Isso está ilustrado nas manchas coloridas da figura do mapa, sendo mais intensa nos tons em amarelo:
Previsão do tempo
De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, o pior da chuva intensa, já passou. Segundo o especialista, a tarde desta terça-feira ainda pode ter algum evento chuvoso na faixa leste de SC, porém, sendo de forma mais isolada e fraca. Mas como o solo já está encharcado, o estado de alerta continua.
Para o restante da semana, o sol tende a voltar a brilhar sobre as cidades atingidas pelo temporal de hoje, mas com ressalvas. Os próximos dias ainda estão sujeitos a novos episódios de chuva, porém, de forma ocasional e isolada, explica Coutinho.
Oferecimento:
Leia também:
1- Cachoeira do Taquaruçu dá espetáculo em Brusque nesta terça-feira; assista
2- Às portas do verão, veja como está cachoeira do Minella, em Brusque; confira as imagens
Situação nesta terça-feira em Vidal Ramos
**Autoria: João e Bel Fink
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK