X
X

Buscar

Ciclone e seus efeitos: o que esperar da previsão em Brusque nesta quarta-feira

Amanhecer desta quarta-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Antes falarmos sobre o ciclone, queremos antes, destacar o frio que impactou mais uma madrugada na região brusquense. O Vale do Itajaí-Mirim amanheceu esta quarta-feira, 18, registrando temperaturas de até 4ºC.

O menor índice apontou 4,7ºC, assinalado logo nas primeiras horas da manhã na localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos. Continuando no Alto Vale, os moradores de Presidente Nereu começaram o dia com apenas 5,2ºC.

Começo de manhã desta quarta-feira na localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos/Arquivo: Ivonete Pereira

Em Brusque, os termômetros na madrugada desta quarta-feira apresentaram uma oscilação de 8 a 13ºC. O valor mais baixo foi de 8,5, conferido por volta de 2h no bairro Limeira Alta.

Mínimas de toda a região

Na tabela exposta abaixo temos o levantamento das temperaturas mínimas observadas entre a madrugada e amanhecer desta quarta em todos os locais monitorados pela Rede de Estações Groh, descritos em anexo:

Fonte: Rede de Estações Groh

Ciclone e seus efeitos

Imagem do céu de Brusque no começo da manhã desta quarta-feira/Arquivo: Ciro Groh

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, a preocupação maior no que tange os efeitos do ciclone continua restrita para as cidades situadas ao longo do litoral gaúcho.

Segundo o especialista, em SC o vento persiste nesta quarta-feira, porém, deve enfraquecer com a chegada da tarde. A regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí podem ter rajadas entre 40 a 70 km/h, pontualmente até 100 km/h.

Previsão para Brusque

A região de Brusque está fora do raio de impacto maior do ciclone, diz Coutinho. Ainda assim, os moradores de Brusque e cidades do entorno não estão livres de rajadas um pouco mais fortes, porém, sem potencial para transtornos, explica.

Com relação às condições do tempo, o Vale do Itajaí, num todo, segue sem previsão de chuva nesta quarta-feira e próximos dias, na presença do sol que aparece entre nebulosidade, diz a nota.

Quanto ao frio, as madrugadas do restante desta semana seguem geladas em toda SC. Há, inclusive, uma projeção de reforço na massa de ar polar na sexta-feira, 20 e sábado, 21, com ampla formação de geada no estado no amanhecer desses dois dias, complementa Coutinho.

*Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra

Veja também:

– Brusquenses brincam na neve de São Joaquim na noite de terça-feira

Rajadas registradas em Brusque

Abaixo temos alguns picos de rajadas de vento assinalados na terça-feira, 17, em vários locais de Brusque monitorados pela Rede de Estações Groh:

96,4 km/h – Centro (topo edífício Monte Castello)
49,7 km/h – Santa Luzia
43,9 km/h – Souza Cruz
41,4 km/h – Rio Branco
37,5 km/h – Santa Terezinha
36,7 km/h – Tomaz Coelho
31,4 km/h – Cristalina
20,1 km/h – Limeira Alta


Fotos dos leitores

Para finalizar, vamos mostrar as belas fotos que foram enviadas pelos colaboradores do Blog do Ciro Groh, ilustrando em imagens, como a quarta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:

Centro em Blumenau/Arquivo: Leandro de Souza
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK