Como a forte onda de calor prevista para o Sul do Brasil irá afetar a região de Brusque
Uma brutal onda de calor, com temperaturas extremamente elevadas, que podem chegar a 50ºC, está prevista para ingressar à região Sul do Brasil ainda nesta primeira quinzena de janeiro.
De acordo com a nota divulgada por Ronaldo Coutinho, da Climaterra, esse evento extremo de calor não será tão intenso em SC. Diferente do Rio Grande do Sul, que sentirá diretamente os impactos.
O calor na região de Brusque
Para a região de Brusque, a projeção de Coutinho aponta um aquecimento maior entre o sábado, 15, e a terça-feira, 18, porém, dentro de um patamar normal para o verão.
A expectativa do profissional sugere picos até acima 35ºC. Pode eventualmente chegar aos 40ºC em alguns pontos monitorados no período dos 4 dias acima citado. Mas nada inédito diante do que já sentido em verões de anos passados.
Coutinho chama atenção para as trovoadas, que podem vir a impactar de forma isolada algumas cidades do Vale do Itajaí, potencializadas à medida que o calor tende a aumentar:
“Com o advento do calor mais forte direcionado a vocês, brusquenses e moradores do Vale do Itajaí a partir do próximo final de semana, o risco de trovoadas de verão aumenta”.
“A nossa recomendação é, se for sair de casa, desligue da tomada os equipamentos eletrônicos mais suscetíveis a queimas decorrentes de descargas elétricas”.
“A projeção atual não indica aquecimento fora do normal em Brusque e região. Ou, nada além do que já enfrentado em verões de anos anteriores”.
“Para SC, num todo, a projeção sugere calor acima da média da estação na região do Extremo Oeste do estado. Ali poderemos ter sim, recordes de máximas nos termômetros”, finaliza Coutinho.
*Com informações: Ronaldo Coutinho/Climaterra
Veja também:
– Confira previsão do tempo para esta terça-feira na região de Brusque
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh. Contribua com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.