X
X

Buscar

Comunidade São José do bairro 1º de maio celebra o encerramento do ano dedicado ao seu padroeiro

Capela da Comunidade São José Operário, no bairro 1º de Maio, em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

A Comunidade São José Operário, situada no bairro 1º de Maio, em Brusque, celebrou no sábado, 11, o encerramento do Ano de São José, decretado pelo Papa Francisco. A data foi marcada com missa solene, às 17h30.

Para os membros da Comunidade, a ocasião sugere um motivo a mais para comemorar, pois coincide com seu ano jubilar: 25 anos de caminhada na fé.

Missa solene contou com a participação da comunidade do 1º de Maio/Arquivo: Ciro Groh

Segundo Ivete Furbringer Heckert, coordenadora, a passagem desse momento tão especial se resume em sentimentos de alegria e superação, ante as dificuldades já enfrentadas ao longo dos 25 anos de caminhada:

“Com a aproximação do Natal, finaliza-se o ano de São José, decretado pelo Papa Francisco, por meio da Carta Apostólica Patris Corde. Paralelo a isso, estamos festejando nosso jubileu de prata”, explica Ivete.

Foto datada em julho de 1997, com as obras de construção do novo templo em andamento/Arquivo: Comunidade São José Operário

“Foram tantos obstáculos superados, a citar apenas, maio de 2020, bem no início da pandemia. Na ocasião, não estávamos tendo celebrações e a festa alusiva ao trabalhador foi cancelada devido às restrições sanitárias”, complementa.

História da Comunidade

Carlos Cid Renaux, à direita, com Neri Farias, puxando o sino, por volta do ano de 1997/Arquivo: Comunidade São José Operário

Em 1991, por solicitação do então pároco, Pe. Dionisio Tecila, foram iniciados os trabalhos de conscientização dos moradores para a necessidade da formação de uma Comunidade Católica no bairro 1º de Maio.

Um ano depois, em 1992, uma vez por mês e aos sábados, já era celebrada missa, nas dependências do Senai, situado nas imediações dessa Comunidade então recém formada.

A partir de 1993, os cultos e missas passaram a ser realizados nas dependências das casas dos moradores, quando as garagens se transformavam em verdadeiros templos.

Em 1995, o Pe. Vigário Carmo João Rodhen, hoje Bispo Dom Carmo, presenteou a Comunidade com o terreno, onde hoje está construída a igreja, no bairro 1º de Maio. A construção da capela teve início em março de 1996.

Primeiras missas sendo celebradas nas dependências da nova capela/Arquivo: Comunidade São José Operário

Escolha do padroeiro

A escolha do nome de São José foi aprovada por maioria através de uma assembleia, realizada após uma missa, no ano de 1994. Isso, devido ao lugar estar situado no bairro 1º de Maio e sendo São José, padroeiro dos trabalhadores.

Vários sacerdotes já passaram pela Comunidade São José Operário, a citar, Pe. Adilson José Colombi, Pe. Magnos Canepelle, Padre Diomar Romaniv e por fim, o que está à frente em 2021, Pe. Paulo Vanderlei Rifel.

Foto registrada por volta do ano de 1997/Arquivo: Comunidade São José Operário

Veja também:

– Brusquense aproveita madeira descartada e constrói casinhas para pássaros
– Acompanhe aqui coluna do Blog do Ciro Groh


Galeria de fotos

Vamos finalizar esta edição mostrando o recente e o passado da Comunidade São José Operário, começando com imagens da missa solene realizada no sábado, 11 de dezembro de 2021:

Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Arquivo: Ciro Groh
Lideranças da Comunidade: Wallace Nóbrega Lopo, Vera Imhof, Renate Maurici Haas, Padre Diego Martins e 
Ivete Furbringer Heckert/Arquivo: Ciro Groh

Estrutura física da capela

Cozinha do salão de festas/Arquivo: Ciro Groh
Usadas em ocasiões festivas/Arquivo: Ciro Groh
Espaço do salão de festas/Arquivo: Ciro Groh
Sala de catequese/Arquivo: Ciro Groh

Passado

Carlos Cid Renaux, por volta do ano de 1997/Arquivo: Comunidade São José Operário
Arquivo: Comunidade São José Operário
Arquivo: Comunidade São José Operário
Arquivo: Comunidade São José Operário
Primeiro grupo de catequese/Arquivo: Comunidade São José Operário
Arquivo: Comunidade São José Operário

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.