Decoração de Corpus Christi deixa igrejas de Brusque ainda mais lindas
Acompanhe as fotos da decoração das igrejas de Brusque ao final desta edição
Mais do que apenas um dia de folga, o feriado de Corpus Christi, que é celebrado 60 dias após a Páscoa, é uma data importante e cheia de significado para os católicos.
Mas muitas pessoas não sabem o que é comemorado nesta data, ou sequer, tem ideia do motivo que leva os fieis a confeccionarem os tradicionais e coloridos tapetes de serragem.
O Blog do Ciro Groh foi atrás das respostas, para entender o que significa cada símbolo. Confira:
O que é Corpus Christi
O dia de Corpus Christi, cujo nome vem do latim, significa “Corpo de Cristo” e celebra o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, explica a Arquidiocese de Florianópolis.
A festa de Corpus Christi acontece sempre na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu este sacramento.
Ainda segundo a Arquidiocese, foi durante a última ceia com seus apóstolos que Jesus mandou que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Quando surgiu
A celebração surgiu na cidade de Liège, na Bélgica, em 1243, quando uma freira teria tido visões de Jesus Cristo, demonstrando a ela seu desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Anos depois, em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
Decoração dos tapetes
O costume de produzir a decoração de tapetes coloridos, no caminho por onde passa a procissão, começou em Portugal. Essa tradição chegou ao Brasil com os colonizadores e é realizada pelos fiéis até hoje.
Os desenhos reproduzidos nos tapetes representam cenas bíblicas, objetos e outros símbolos que retratam a fé e a figura de Jesus Cristo.
Normalmente, os tapetes são feitos com serragem, sal, flores, areia e outros materiais coloridos, confeccionados por fieis de diversas paróquias, geralmente na noite anterior à festa.
Leia também
O que esperar do tempo em Brusque neste feriado de Corpus Christi
Corpus Christi em Brusque
A manhã desta quinta-feira, 3, feriado de Corpus Christi, foi marcada por diversas celebrações alusivas à data pelas igrejas brusquenses.
Pelo segundo ano consecutivo, os tapetes coloridos não foram confeccionados em ambientes externos como manda a tradição. Isso para evitar maiores problemas com aglomerações por conta da Covid-19.
Mesmo assim, os fieis católicos capricharam na decoração, que por sua vez, optaram pelos espaços internos, dando um toque especial de beleza às igrejas.
Confira abaixo algumas fotos capturadas em Brusque pelo Blog do Ciro Groh no Santuário de Nossa Senhora de Azambuja e Paróquia São Luiz Gonzaga, do Centro.
Outras paróquias do município também foram procuradas pela coluna, porém, no momento de nossa chegada, as missas já haviam sido encerradas e com as as portas das igrejas já estando fechadas.
Galeria de fotos
Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.