Depois da chuva, SC poderá ter a primeira geada de 2023; saiba quando
Esta edição do Blog do Ciro Groh começa destacando a previsão do tempo direcionada à região de Brusque nesta quarta-feira, 4, que traz expectativa de chuva à parte do dia. O abafamento tende a recuar, diante do declínio das temperaturas.
E por falar nos termômetros, a Serra catarinense poderá ter a primeira geada de 2023 nesta semana, projetada ao amanhecer da quinta-feira, 5. Lembrando que estamos no começo de janeiro, auge do verão.
O meteorologista Leandro Puchalski falou à nossa coluna acerca dessa tendência acima resumida. Os detalhes disso você confere no boletim emitido pelo especialista, exposto logo após a foto.
Boletim do tempo
“A quarta-feira começou muito nublada e chuvosa em toda a região de Brusque. Essa chuva continua, de um modo geral com intensidade fraca a moderada no período da manhã. No decorrer da tarde, alguns períodos de melhoria já acontecem”.
“Os simuladores indicam que à noite o tempo já esteja firme em todo o Vale do Itajaí, prenunciando uma quinta-feira de sol para vocês, brusquenses e moradores das demais cidades do entorno”.
Primeira geada de 2023 em SC
“Vamos agora falar dos termômetros. Há promessa de alívio no abafamento em toda SC, que até então vinha sofrendo com os impactos do desconforto gerado pelo calor acima de 30ºC na tardes, nos três primeiros dias de janeiro”.
“As temperaturas máximas projetadas para a região de Brusque, tanto nesta quarta como na quinta-feira, não devem passar dos 24/26ºC”. Inclusive, as próximas madrugadas serão bem amenas, não só nos municípios do Vale do Itajaí, mas em todo o estado”.
“A confirmar os prognósticos, a Serra catarinense poderá ter sua primeira geada de 2023, esperada às primeiras horas do amanhecer da quinta-feira. Mas esse friozinho atípico fica restrito só ao começo do dia, importante salientar”.
**Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/meteorologista
Oferecimento:
Leia também:
1- Enchente de 1978 e a evolução de Brusque 44 anos depois; veja as fotos
2- Temporal derruba três postes no bairro Souza Cruz, em Brusque; confira as imagens
3- Obras da nova ponte do Centro de Brusque vistas do alto; veja as fotos aéreas
Chuva volumosa
Dando sequência à matéria, o assunto passa a ser o volume extraordinário de chuva registrado em alguns locais monitorados de Brusque entre a terça-feira e a manhã desta quarta-feira.
O destaque fica por conta da localidade de Cristalina, que em menos de 24 horas, vem pontuando destacados 153,6mm. Esse índice representa 60% do esperado para os 31 dias de janeiro, que em anos anteriores costuma totalizar em torno de 250mm.
Como esse evento chuvoso se mostrou mal distribuído no que tange os acumulados em todo o Vale do Itajaí, muitos pontos observados na apuração apresentaram baixos volumes no período.
A tabela exposta abaixo mostra o levantamento que ilustra de uma forma bem objetiva a descrição acima. Veja quanto já choveu nas últimas 20 horas em cada local descrito em anexo.
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Fotos dos leitores
Para finalizar, veja as belas fotos enviadas pelos colaboradores da nossa coluna. As imagens ilustram como a quarta-feira começou em cada lugar mencionado na legenda.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK