Diante da previsão de mais chuva expressiva, especialista fala sobre o risco de enchente em Brusque
Esta segunda-feira, 28, traz como destaque do tempo, os volumes expressivos de chuva registrados na região de Brusque no fim de semana. Em alguns locais monitorados pela rede Groh Estações, os acumulados pontuados somente em 48 horas já excederam a média pluviométrica de novembro inteiro.
Essa condição climática extrema acima descrita pode ser muito bem ilustrada nos 204mm assinalados entre o sábado e a manhã desta segunda-feira no bairro Aymoré, em Guabiruba. Isso representa 70% a mais do que os 120mm esperados para o município nos 30 dias do mês.
Por sorte, os impactos da chuva volumosa, por enquanto, não estão atingindo em cheio as cidades situadas no Alto Vale do Itajaí, onde se concentram as principais nascentes do rio Itajaí-Mirim. Em Vidal Ramos e Presidente Nereu, os acumulados em dois dias apontam marcas abaixo de 65 mm, favorecendo a drenagem da água.
Abaixo você fica sabendo quanto já choveu em cada local descrito em anexo na tabela. Os bairros Aymoré e Planície Alta (Guabiruba) se destacam mostrando 204,2 e 182,4mm respectivamente, seguido do Santa Luzia (Brusque) com 178mm.
Os dados desse evento chuvoso levam em conta o período compreendido entre o sábado e a manhã desta segunda-feira:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Chuva e a possibilidade de enchente
E tem mais chuva volumosa a caminho das cidades do leste de SC no decorrer desta semana, que inclui a região brusquense. Diante disso, muitas pessoas têm procurado o Blog do Ciro Groh, preocupadas sobre a possibilidade de uma eventual enchente do Itajaí-Mirim, ante a essa expectativa da previsão.
Para tanto, consultamos o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, que falou a respeito disso à nossa coluna. Acompanhe a seguir o boletim emitido pelo especialista.
Boletim
“As regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte seguem em estado de alerta no decorrer desta semana. Isso devido à chuva volumosa que ainda está por vir. A causa é a umidade vinda do mar, que está pegando em cheio essas áreas mais próximas à faixa leste de SC”.
“Falando apenas da região de Brusque, o que estamos observando, até o momento, é esse sistema impactando de forma mais severa os municípios do Médio em direção ao Baixo Vale do Itajaí. E está poupando o Alto Vale, onde se concentram as principais nascentes do Itajaí-Mirim”.
“Temos a manutenção desse quadro adverso até na quinta-feira. Ou seja, chovendo de forma mais expressiva entre Botuverá, Busque e Itajaí, diante da expectativa de acumulados menores em Vidal Ramos e Presidente Nereu. Isso reduz a possibilidade de enchente para Brusque”.
“Um exemplo bem prático do que vem ocorrendo está ilustrado na imagem de radar. Atualizada no fim da manhã desta segunda-feira. Notem a chuva nas manchas coloridas da figura do mapa. Ela atua de forma mais abrangente nas cidades mais próximas do litoral”.
“Diante do que os simuladores estão sugerindo, concluímos que Brusque e cidades do entorno devam ter uma atenção maior direcionada às encostas. Devido à questão do solo já estar encharcado. É bom ficar atento também aos alagamentos com transbordamentos de ribeirões”.
“Voltando então à possibilidade de enchente em Brusque, tudo vai depender dos volumes de chuva no Alto Vale. Como a projeção inicial está apontando menores acumulados por lá até na quinta-feira, a condição à cheia de grandes proporções diminui também. Isso, com base nas informações atualizadas nesta segunda-feira. De toda forma, vamos seguir no monitoramento”.
**Com informações: Ronaldo Coutinho/Climaterra
Oferecimento:
Leia também:
– O que sabemos sobre os altos volumes pluviométricos previstos para região de Brusque
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK