Em 1898 iniciaram as atividades da empresa brusquense, Buettner S/A Indústria e Comércio. Seu fundador, Eduardo von Buettner, comerciante, especializou-se na fabricação de bordados finos e, posteriormente, em guarnições para cama, colchas, cortinados, sendo a primeira indústria a operar com bordados no Brasil.
Em 1930, passou a produzir toalhas de banho. Sua sede ficava na rua João Bauer, onde se encontra a atual Praça do Sesquicentenário, defronte à Prefeitura de Brusque.
Mais tarde, no decorrer da década de 1980, toda sua linha de produção passou de forma gradual para o bairro Bateas, onde caminhões carregados de algodão, paravam ao lado dos prédios de tijolinhos à vista para que a empresa desse conta da demanda.
O lucro da Buettner começou a cair sem parar desde o final dos anos 1990 até se converter em dívidas milionárias. Em abril de 2016 a companhia pediu falência, encerrando uma história com mais de 100 anos.
Atualmente, em 2021, qualquer carro que estacione em frente à portaria desperta curiosidade. A crise econômica que começou a mostrar as caras em 2014 foi demais para uma empresa já muito adoentada.
O Blog do Ciro Groh conseguiu ter acesso às dependências internas da Buettner, diante de uma autorização concedida junto ao responsável pelo complexo industrial, Advogado Dr. Gilson A. Sgrott.
Nossa visita foi acompanhada pela equipe do Dr. Gilson, o Sr. Paulo Sgrott e Martinho Vanelli, que no qual agradecemos a atenção.
Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog doCiro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.
Fotos Antigas
Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog doCiro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.