A evolução da tragédia no Vale do Itajaí mostrada pelo radar
Nesta edição você acompanha a evolução da tragédia que atingiu o Vale do Itajaí entre a noite de quarta-feira, 16, e a madrugada de quinta-feira, 17.
Detalhes relacionados a esse evento climático extremo você confere clicando AQUI.
Através de ilustrações mostradas pelo radar Ventuski, é possível observar passo a passo, os horários de picos do temporal.
Os municípios mais atingidos foram Presidente Getúlio, Ibirama, Rio do Sul e parte de Vidal Ramos.
Confira abaixo as atualizações feitas pelo equipamento, conferidas entre 22h da noite de quarta-feira e 6h da manhã de quinta-feira:
A evolução da tragédia
22h
Começava o temporal. A chuva forte já era observada no entorno dos municípios mais atingidos, porém, ainda sem danos. Nos pontos em vermelho a trovoada começava a se intensificar:
22h30
O temporal começava a se intensificar. Podemos observar fortes núcleos de temporais atuando sobre Presidente Getúlio, Ibirama Rio do Sul e Vidal Ramos. Está ilustrado nas manchas em vermelho:
23h
Nesse horário, o tempo severo castigava então aquela região mais atingida do Vale do Itajaí. O temporal está ilustrado na ampla mancha vermelha que resultou na tragédia:
23h30
O final daquela noite continuava sob a ação dos temporais. Presidente Getúlio, Ibirama e Vidal Ramos, seguiam com forte precipitação. A chuva, nesse horário, havia então se expandido para outras cidades do Vale:
Receba individualmente cada nova matéria do Blog do Ciro Groh. É só salvar em sua lista o número, 47 99151-7115 e retornar com um ok.
00h
Começava a madrugada de quinta-feira, 17 de dezembro de 2020. O município de Presidente Getúlio continuava a ser duramente atingido pelo forte temporal. A mancha em vermelho nos mostra essa condição:
0h30
Aquela madrugada de quinta-feira seguia na presença dos fortes núcleos de temporais, sendo Ibirama agora duramente atingido. Vidal Ramos, “de raspão”, também recebia uma grande carga d’água:
1h
Alívio da chuva em Presidente Getúlio. Ibirama, nesse horário, ainda com precipitação de moderada intensidade. O núcleo severo agora castigava o município de Vidal Ramos:
1h30
A madrugada daquela quinta-feira seguia sob a influência de temporais. Presidente Getúlio com tempo mais calmo e Vidal Ramos recebia os volumes de chuva mais elevados nesse horário:
2h
A partir de 2 horas daquela madrugada de quinta-feira, a chuva danosa não era mais observada sobre o Vale do Itajaí. A precipitação continuava, porém, com menos intensidade. Começava a chover de forma moderada em Brusque também:
2h30
A partir de 2h30, não era mais observada chuva com potencial para danos severos no Vale do Itajaí. A maior parte da região com manchas em verde e amarelo, indicando a redução dos volumes pluviométricos:
A seguir você confere uma sequência de atualizações do radar, mostrando as condições do tempo até o amanhecer daquela fatídica madrugada de quinta-feira.
Não houve mais a atuação de temporais com potencial para danos graves. Podemos conferir isso nas manchas em verde e amarelo.
O sistema mais intenso começava a se deslocar em direção ao oceano: