X
X

Buscar

Notícia de que maior onda de frio dos últimos 100 anos atingirá o Brasil é falsa

Recordando: 30 de julho de 2021 no bairro Cedro Alto, em Brusque/Arquivo: João Mantovani

Bastou o verão terminar para que as fake news voltassem às redes sociais com projeções infundadas sobre frio. E, infelizmente, a história começa a se repetir em 2022 com a chegada do outono.

Desta vez, um áudio vem alertando sobre o suposto ingresso de uma intensa massa de ar polar ao Brasil, que promete ser a mais intensa dos últimos 100 anos. A previsão aponta que não é um frio normal e que pode nevar até em áreas de São Paulo.

Recordando: 30 de julho de 2021 no bairro Gabiroba, em Botuverá/Arquivo: Sonia Bianchessi

Fake news

De acordo com a Climatempo, notícias assim já circularam outras vezes nas redes sociais. Principalmente em grupos de whatsApp e reforça que a informação veiculada não passa de mais uma fake news, originada por parte de pessoas que não medem as consequências de seus atos.

Quando deve vir o frio intenso

Recordando: 30 de julho de 2021 na localidade de Fazenda Rio Bonito, em Vidal Ramos/Arquivo: Juliana Brambila

O outono começou no último domingo, 20. Portanto, a partir de agora é normal que as temperaturas comecem a cair de forma mais significativa no Centro-Sul do Brasil. No entanto, a Climatempo não aponta para uma onda de frio tão intensa a curto prazo.

Veja também

– O que diz previsão do tempo nesta terça-feira para o Vale do Itajaí

Recordando: 30 de julho de 2021 no bairro Aymoré, em Guabiruba/Arquivo: Juliana Missfeldt

Segundo o órgão, apenas regiões mais altas podem ter geada entre março e abril, como é caso das áreas de serra do Planalto Sul catarinense e até mesmo o Pico do Itatiaia, no Rio de Janeiro.

A Climatempo sinaliza a primeira onda intensa deste outono a partir da segunda quinzena de maio. Portanto, não acredite nas informações passadas no áudio e não repasse essa fake news!

Recordando: 30 de julho de 2021 no bairro Tirivas, em Presidente Nereu/Arquivo: Amilton Petry

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.