X
X

Buscar

Frio diminui em Brusque mas tem indicativo de voltar forte; saiba quando

Amanhecer desta terça-feira em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Aqueles brusquenses, simpatizantes do frio, não estão tendo do que reclamar deste maio de 2022. A justificativa disso vem dos números do levantamento histórico elaborado pelo Blog do Ciro Groh.

De acordo com os dados apurados, este atual mês está se mostrando, até o momento, como o mais frio em pelo menos dez anos em Brusque. Desde 2012 que a média mensal de maio não se apresenta tão baixa.

Confira a seguir o resultado da pesquisa feita pela nossa coluna junto à rede de monitoramento, Groh Estações, que mostra as respectivas médias de temperatura de cada maio, correspondentes aos anos descritos em anexo.

Maio 2022__18,3ºC / *Parcial do mês
Maio 2021__18,5ºC
Maio 2020__19,2ºC
Maio 2019__21,4ºC
Maio 2018__20,5ºC
Maio 2017__20,2ºC
Maio 2016__18,7ºC
Maio 2015__20,3ºC
Maio 2014__20,7ºC
Maio 2013__19,7ºC
Maio 2012__20,7ºC


Mais frio a caminho

Imagem registrada em Urubici por ocasião da neve que impactou aquele município em maio/Arquivo: Tiago Habitzreuter

O frio mais forte dá uma trégua em Brusque nestes últimos dias de maio, mas, volta com força no começo de junho ao Vale do Itajaí. É o que está prevendo o boletim emitido pelo meteorologista Leandro Puchalski. Confira os detalhes a seguir:

“Começo falando desta terça-feira, 24, que tem um dia bonito previsto para Brusque e região, com o sol até predominando por bons períodos. Depois de um amanhecer ameno/frio, as temperaturas da tarde não passam dos 23/25ºC”.

“Agora quero focar apenas os termômetros. Aos poucos, o frio forte em Brusque está ficando no passado, porém, há uma tendência para a chegada de uma outra intensa massa de ar polar a SC no início de junho”.

“Dessa vez, a expectativa é que esse frio venha acompanhado de um ar mais seco e isso indica temperaturas ainda mais baixas do já que tivemos nesse último evento sentido na semana passada”.

“Ainda não é uma informação definitiva, pode mudar, pois alguns simuladores estão indicando frio muito forte e outros nem tanto. Então, isso necessita de um acompanhamento especial pois há sinal que pode haver mudança”.

“Mas, posso adiantar que de uma maneira geral, a virada de maio para junho vai ter sim, a volta do uso dos casacos e cachecóis. Só vamos saber da intensidade com a proximidade do evento”.

*Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/Meteorologista

Veja também:

– Como o contraste do tempo em maio está impactando Brusque


O tempo na madrugada

Um belo amanhecer de terça-feira registrado em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Vamos prosseguir com as informações do tempo abordando agora, as temperaturas mínimas assinadas entre a madrugada e o romper da aurora desta terça-feira no Vale do Itajaí-Mirim:

Fonte: Groh Estações

Fotos dos leitores

Vamos finalizar trazendo as belas imagens enviadas pelos colaboradores da  coluna, mostrando como a terça-feira começou em cada lugar mencionado na legenda:

Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Amilton Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Amilton Petry

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK