GALERIA – As fotos de Nova Trento que irão encantar você
Acompanhe a galeria de fotos ao final desta edição
A história do município de Nova Trento inicia muito tempo antes da chegada dos primeiros imigrantes trentino-italianos, provenientes da região norte da Itália, a partir de 1875.
No período de 1834 e 1838, essa atual região catarinense do Vale do Rio Tijucas havia sido ocupada por norte-americanos, com a intenção de explorar a madeira abundante do local.
Uma serraria foi montada próximo ao atual centro da cidade, isso para aproveitar a correnteza do ribeirão Alferes, braço do rio Tijucas-Grande.
Christóvão Bonsfield, negociante estabelecido em Nossa Senhora do Desterro, foi o grande propulsor do negócio. Porém, anos depois, foi abandonado, devido às dificuldades encontradas.
Suas propriedades passaram depois a Pedro Kohn, que na formação da colônia Nova Trento foram vendidas ao Governo Provincial.
Anos mais tarde, a partir de 1875, começam a chegar os primeiros grupos de imigrantes trentino-italianos. Eles deixaram para trás um período de crise, fome, miséria e desesperança, na qual a Europa passava.
Veja também:
-Confira o modernismo e antiguidade do bairro brusquense do Dom Joaquim
O momento coincidiu com a vontade governamental brasileira de povoar as terras localizadas ao sul.
Aliciados pelas companhias de imigração, os imigrantes aportaram no Brasil com a promessa de encontrar rios e riachos em abundância, moradia e trabalho remunerado.
Fonte das informações: Prefeitura de Nova Trento
Galeria de fotos
O Blog do Ciro Groh traz aos seus leitores, uma galeria de fotos mostrando as belezas da atual Nova Trento. Confira abaixo o belo legado deixado pelos antepassados:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.