X
X

Buscar

Há 6 anos, Brusque agonizava no extremo calor

Foto: Ciro Groh

Em todos esses anos que venho monitorando o tempo na região de Brusque- e já se vão mais de 30 anos- teve um período que chamou atenção pelas altas temperaturas registradas, que foi entre 27 de janeiro a 13 de fevereiro de 2014.

Foram 17 dias seguidos com o município tendo picos máximos acima dos 36ºC, por sinal, um “caldeirão sem trégua” enfrentado pelos brusquenses naquela ocasião.

Na luta das pessoas para fugir do calor, me recordo da busca a todo custo, por aparelhos de ar condicionado e ventiladores. O comércio local não conseguiu atender toda a demanda e o produto chegou a faltar nas lojas.

O agravante disso tudo foi a falta de chuvas, o que ocasionou um cenário desértico em pleno Vale do Itajaí.

08 de fevereiro de 2014

A maior temperatura dessa intensa onda de calor foi medida em 08 de fevereiro, quando minha estação instalada no bairro Rio Branco aferiu 41,8ºC à sombra.

Valor medido naquela tarde calorenta, às 15h41/Arquivo: Ciro Groh

Naquele mesmo dia, por mera curiosidade, deixei um de meus sensores de medição exposto diretamente ao sol e o resultado você confere na imagem abaixo.

Este valor não pode ser usado com padrão/Arquivo: Ciro Groh

A média de temperatura naquele fevereiro de 2014 fechou nas alturas: 28,6ºC, sendo o mês mais quente já observado nos meus arquivos históricos.

Até os adoradores do calor clamavam pelo refresco que finalmente veio em 14/02, com a volta da chuva. Foram 15,3 mm de precipitação e 27,3ºC de pico máximo.

O calor continuou presente na região pelo restante do mês, mas não com tanta intensidade. Mais um acontecimento climático extremo de Brusque guardado nas minhas planilhas.

Na planilha acima, podemos observar a sequência de dias com picos acima dos 36ºC/Arquivo: Ciro Groh