X
X

Buscar

Inverno 2021: o que esperar da estação em Brusque

Imagem registrada neste junho de 2021 em Brusque/Foto: Ciro Groh

Os meses de inverno, climatologicamente, apresentam os menores acumulados mensais de chuva do ano em Brusque. Em média, são 153mm, 80,2 mm e 90,9mm, referentes a junho, julho e agosto, respectivamente.  Assim sendo, há uma redução natural de precipitação na estação.

Para este inverno de 2021, a previsão climática emitida pela meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins,  indica chuva próximo a abaixo da média climatológica no município.

Imagem registrada neste junho de 2021 em Brusque/Foto: Ciro Groh

“Há expectativa de chuva mal distribuída, sendo comum a alternância de períodos de maior instabilidade (muita chuva em curto espaço de tempo) com dias consecutivos de tempo firme. Poderemos ter isso neste inverno.”

“As áreas de baixa pressão (cavados e ciclones), as frentes frias e os sistemas de alta pressão sobre o mar deslocando umidade para a faixa leste catarinense, são os principais sistemas meteorológicos que causam chuva durante a estação”, explica Martins.

Veja também:

Brusquense planta mudas de araucárias no Morro do Barão, em Botuverá

Temperaturas esperadas para o inverno

Imagem registrada neste junho de 2021 em Brusque/Foto: Ciro Groh

Com relação às temperaturas, Tatiane Martins aponta também valores próximo a abaixo da média neste inverno.

“Estão previstas pelo menos três ondas de frio mais intensas. As massas de ar seco favorecem, ainda, dias com grande amplitude térmica (diferença entre temperatura mínima e máxima), com manhãs frias e tardes mais amenas.”

“Além disso, não descartamos a ocorrência de veranicos, ou seja, períodos sem chuva e de temperatura acima da normal, durante a estação”, conclui a meteorologista do AlertaBlu.

Imagem registrada neste junho de 2021 em Brusque/Foto: Ciro Groh

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.