Itajaí-Mirim: situação em Vidal Ramos afasta risco de enchente em Brusque; entenda
A chuva forte e sem trégua da manhã desta quinta-feira, 1, em Brusque, potencializou um rastro de transtornos espalhados por toda a cidade. Em alguns locais, como no Campus da Unifebe, no bairro Santa Terezinha, o volume registrado em poucas horas pontuou a marca de 159mm, alagando todas as vias de acesso do entorno. Diante dessa situação climática adversa, as aulas presenciais na instituição foram suspensas.
Outros locais monitorados do município também assinalaram acumulados expressivos, a citar, o Limeira Alta (134,6mm), Centro (127,3mm) e Santa Luzia (123,4mm). Nos demais pontos, a oscilação varou entre 20 a 93mm.
Em contrapartida, pouca a quase nada de chuva observada no mesmo período no Alto Vale do Itajaí. Com baixos índices pontuados, Vidal Ramos e Presidente Nereu não passaram dos 4mm. Essa condição mais estável até então verificada nesses dois municípios favorece o escoamento da água que desce para Brusque, evitando uma enchente de grandes proporções.
Confira abaixo o levantamento completo dos índices pluviométricos registrados somente nesta quinta-feira até por volta de 14h. A apuração foi elaborada pelo Blog do Ciro Groh, junto à rede Groh Estações:
• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br
Situação do Itajaí-Mirim
Os números da chuva desta quinta-feira apresentados acima, embora remetam uma adversidade em Brusque, por outro lado, mostram uma condição favorável quando se observa o acumulado de precipitação no Alto Vale.
Isso reflete diretamente o rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos. Acompanhe a seguir as últimas medições feitas pela Agência Nacional de Águas (ANA), que tem suas réguas de medição instaladas no bairro Salseiro. O nível está se mantendo estável, abaixo de 2 metros até na aferição feita às 13h:
No desfecho desta edição você acompanha algumas imagens capturadas no início da tarde desta quinta-feira, que mostram o rio Itajaí-Mirim em situação de normalidade em Vidal Ramos. Esse cenário afasta, por enquanto, o risco de uma enchente severa para Brusque.
Mais chuva a caminho
De acordo com o meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, as pancadas de chuva podem voltar à região de Brusque no decorrer desta tarde de quinta-feira. Isso ocasionado pelas aberturas de sol agregado ao aquecimento nos termômetros.
E a imagem de radar exposta abaixo, atualizada às 14h, já mostrava nesse horário alguns núcleos de trovoada se formando no Vale do Itajaí, ilustrados nas manchas coloridas da figura do mapa. Portanto, o alerta segue:
Oferecimento:
Leia também:
– Brusquenses do Taquaruçu ficam isolados por conta dos deslizamentos e alagamentos
Galeria de fotos
Para trazer alento à população brusquense, aflita com todos os problemas derivados da chuva em excesso, o casal vidalense João e Bel Fink, enviou à nossa coluna, algumas imagens que mostram uma condição de absoluta normalidade do rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos:
• Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK