X
X

Buscar

Longevidade: morador de Brusque completa 100 anos esbanjando simpatia e lucidez

Chegar aos 100 anos de vida saudável, com disposição, boa memória e aquele apetite. A descrição se enquadra muito bem para seu Pedro Vargas, que completa um século de vida neste domingo, 21.

Para esse brusquense, morador do bairro Jardim Maluche, a fórmula da longevidade se resume a uma vida simples, de trabalho, amor à família e também ao próximo e, principalmente, a fé em Deus.

Seu Pedro com as filhas, Ana Regina, Célia e Ivete (esquerda para direita)

Sem graves problemas de saúde, o mecânico aposentado revelou ao Blog do Ciro Groh que não abre mão à mesa, do feijão de cada dia e isso com um detalhe: por ele mesmo preparado

“O segredo é querer o bem, ajudar as pessoas. Sempre fui muito tranquilo e paciente. Dediquei a minha vida ao trabalho, família e nunca abandonei a minha fé em Deus”, disse o centenário.

Vídeo

Uma história centenária

Nascido em 21 de agosto de 1922 na localidade de Morro da Grama – atual Tigipió – em São João Batista, seu Pedro veio morar para Brusque aos 23 anos de idade. Casou com Maria Grimes (in memorian) em 15 de janeiro de 1949.

Essa união trouxe uma descendência de oito filhos que lhe deram 19 netos, 17 bisnetos e dois tataranetos. Um terceiro já está a caminho, programado para vir ao mundo só em 2023.

Seu Pedro com sua esposa, Maria Grimes na década de 1950

Profissão

Por volta dos anos de 1960, Pedro monta um carro; um modelo chevrolet pavão. Com apenas a parte do motor ele constrói uma fubica com a carroceria em madeira, toda montada por ele, semelhante à foto exposta abaixo.

Arquivo: família Vargas

Exerceu a profissão de mecânico desde que veio morar em Brusque, isso, aos 23 anos de idade. Trabalhou nessa área profissional até seus 80 anos. Depois disso, ainda prestava alguns serviços de solda e tornearia a amigos mais próximos.

“E assim ele trabalhou até os 93 anos, quando teve que colocar um marca-passo no coração. A partir disso ficou impossibilitado de exercer suas funções na oficina e optou por colocar a saúde em primeiro lugar”, conta a filha, Ivete Vargas Bruns.

“Meu pai ainda é muito ágil no que faz sendo muito organizado e paciente. Ele cuida de suas medicações. Apesar de ser disciplinado na alimentação, não abre mão de seu feijãozinho diário que ele mesmo faz questão de preprar”, complementa.

Arquivo: Ciro Groh

Oferecimento:


Fotos

Vamos finalizar esta edição especial diante de mais imagens que remetem toda a saúde e lucidez de Pedro Vargas, esse ilustre morador de Brusque, chegando ao seu centenário de vida neste domingo.


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK