X
X

Buscar

Há chance de neve em Santa Catarina? Veja o que diz a previsão do tempo

Localidade de Alto Rio Laeizs, município de José Boiteux, na nevasca histórica do ano de 2013 no Vale do Itajaí/Foto: Eduardo André de Andrade

As temperaturas vão despencar em Santa Catarina na segunda metade da próxima semana. Conforme boletim divulgado pelo meteorologista Leandro Puchalski na tarde deste domingo, 16, os modelos atuais de previsão estão indicando até neve para o estado.

Confira a nota

Entre este domingo e a segunda-feira vamos ter mais aberturas de sol no Oeste e muitas nuvens no Vale do Itajaí. Porém, pouca chuva. Ocorrendo é fraca e pontual. Já entre terça –especialmente à tarde – e o decorrer da semana é que deveremos ter boa parte dessa chuva. Importante acompanhar a previsão no dia a dia.

Frio muito forte. Poderá ser histórico?

Outra informação muito importante é o frio de quinta-feira, 20, em diante. Uma intensa massa de ar polar tem previsão de avançar de maneira continental, ou seja, sobre boa parte do Brasil. 

Aqui em Santa Catarina o frio deve começar na quinta-feira quando a menor temperatura não ocorre no amanhecer, e sim, no final do dia à medida que o ar polar avançar.

Por se tratar de um deslocamento pelo continente, o frio permanece por alguns dias. Temperaturas negativas são esperadas não só para a Serra, mas para Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. Alguns dias bem abaixo de 0°C na Serra. Frio que será forte até no Litoral de SC.

Assim como os simuladores de chuva, os simuladores desse frio são divergentes. Uns mostram o frio muito intenso e outros intenso.

Apesar de ser uma previsão de 48 horas de antecedência, hoje com 96 horas, há condições de neve entre o final do dia 21 e o decorrer do dia 22.

ATENÇÃO que alguns simuladores indicam neve até fora da Serra pegando não só Planalto Norte, mas também o Meio-Oeste catarinense. Alguns simuladores indicam neve até mesmo na região de Curitiba.

Muito importante

Essa previsão de frio intenso – especialmente de neve – precisa ser muito bem acompanhada nos próximos dias já que poderá ter mudanças na previsão, sobretudo em relação à neve. 

Importante que prefeitos estejam atentos a esse previsão para melhor auxiliar pessoas mais vulneráveis.

Com informações de Leandro Puchalski/meteorologista