Neve pintada de marrom traz cenários espetaculares a países da Europa
A Europa testemunhou imagens surreais no sábado, 6, com o registro da coloração marrom da neve em alguns países. As informações são da Metsul Meteorologia.
Segundo o órgão, a ocorrência inusitada pôde ser observada em Catalunha, na Espanha. Algumas comunidades tiveram uma fina e perceptível camada de poeira vinda do deserto do Saara.
Acompanhe aqui página do Blog do Ciro Groh
O gelo da neve pintado de marrom
O fenômeno se espalhou também por Andorra, no Sul da França e em alguns locais da Suíça. Em muitas das áreas a tempestade de areia deixou suas marcas nas ruas com os veículos cobertos de poeira.
Além das áreas urbanas, a Metsul explica que a precipitação de poeira (em alguns casos acompanhada de chuva, mas em muitos lugares apenas devido à ação do vento) deixou uma camada marrom em algumas áreas que já estavam cobertas de neve.
O branco tradicional das pistas de esqui, como Baqueira Beret nesta época do ano, ganhou uma cor marrom incomum.
Em algumas das imagens publicadas sobre o fenômeno, as montanhas nevadas podem ser vistas com um aspecto que facilmente se confundem com os de um deserto.
Vários especialistas e entidades especializadas na observação e estudo dos fenômenos meteorológicos na Europa, destacaram que a precipitação de poeira registrada é uma das mais espetaculares e extensas que afetou a Espanha nas últimas décadas.
Também de Andorra, França e Suíça, se espalharam imagens de áreas de neve cobertas por uma fina camada acastanhada com fotografias espetaculares.
Os meteorologistas da Metsul destacam que a presença de poeira em suspensão de origem norte-africana não é incomum na Península Ibérica.
Porém, apenas em ocasiões muito raras os acúmulos são tão representativos e extensos quanto os vistos nas últimas horas no continente europeu.