X
X

Buscar

Novo ciclone em SC: o que se sabe até o momento sobre o fenômeno

Semana terminando com tempo firme em Brusque. Imagem do entardecer desta sexta-feira/Foto: Ciro Groh

De acordo com nota publicada nesta sexta-feira, 03, pela Epagri/Ciram, na próxima semana um sistema de baixa pressão se desloca sobre o Rio Grande do Sul, desde o oeste de Santa Catarina, em direção ao mar.

Na costa, ele deve se intensificar causando um novo ciclone extratropical no estado. O sistema deve provocar chuva especialmente do Oeste ao Sul, nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, informa o órgão.

As rajadas de vento devem atingir de 60 a 80 km/h na terça-feira, 7, e também na quarta-feira, 8, nada comparado portanto, ao último ciclone que passou pelo estado.

Apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento não deve apresentar a mesma magnitude do ciclone bomba, explicam os profissionais em meteorologia.

Segundo a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, ciclones extratropicais são frequentes na costa sul do Brasil, causando alagamentos e ressacas, especialmente entre abril e setembro.

Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones, em cada mês, se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições do tempo.

Assista ao vídeo abaixo, onde Marilene explica sobre o que se pode esperar do novo ciclone: