O pôr do sol em Taquaruçu
Nunca houve noite que pudesse impedir o nascer do sol e da esperança, para as famílias que viveram e para as que ainda vivem na localidade de Taquaruçu (extremo sul de Brusque).
Ano 1966, quando o acesso à localidade era feito somente de carro de boi ou carroça. As 13 famílias logo perceberam a necessidade de erguer um local para ser a escola. E nos tempos em que as dificuldades caminhavam com a fé, nasce também o sonho de uma igreja.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou em 1975 e ficou na escolinha até o ano de 1986 quando a comunidade se reuniu para construir a igreja.
Laudelino Reiser, Bastião Machado, Antônio Venera, Saul Machado, Ricardo Cesari, Bastista Cesari (sogro), Valentin Cesari, Antônio Cesari, Chico Venera, Virgílio Casseti.
Estes foram os idealizadores que contaram com a ajuda dos filhos.
A nova igreja funcionou por 8 anos. De 1986 a 1994, aos poucos o pessoal começou a ir embora por causa da distância e da desvalorização do trabalho no campo. Trabalhar em fábrica começou a ser mais vantajoso. Todos venderam suas propriedades e foram para a cidade, deixando para trás a vista do pôr do sol e da igreja de Taquaruçu.
Ano 2016 e o Sr. Tarcísio Raiser toma conhecimento de alguns fatos que o levou às lágrimas. Diante das circunstâncias, e apoiado pela esposa Maria de Fátima, retoma o sonho de ver a igreja servindo à comunidade.
Na igreja, o mato e os estragos eram grandes, mas a fé, a coragem e a determinação em manter vivo o local, onde guarda um pouco da historia de cada um, que havia se dedicado a erguer a pequena igreja, falou mais alto.
E assim, iam tomando formas, as reformas feitas. Mesmo de maneira precária, aos poucos voltaram a acontecer as missas e cada vez mais a comunidade se empenhou para restaurar tudo.
Uma das celebrações mais marcantes foi num 13 de maio quando era aniversário da filha, dia das Mães e dia de Nossa Senhora de Fátima.
Sr. Tarcísio ofereceu dois bolos para os presentes e uma confraternização aconteceu no local. “Foi muito emocionante, todos choraram”, conta Raiser!
Hoje, três anos depois, a igreja está praticamente nova, com bancos, altar, imagem, pintura, forro, teto, janelas, portas, piso, tudo renovado e sem nenhuma dívida. Mas o trabalho continua com planos de mais e mais melhorias a cada pôr do sol.
Assista ao vídeo feito por drone elaborado por mim