X
X

Buscar

O que esperar do tempo em Brusque nesta primeira semana de inverno

Tempo seco nesta madrugada de segunda-feira em Brusque, que marcou o início oficial do inverno/Foto: Ciro Groh

Nesta segunda-feira, 21, às 03h32, aconteceu o solstício de junho, que marca o começo do inverno astronômico. Na prática, já estamos na metade do inverno diante do frio forte que já tivemos.

De hoje em diante, quase sem perceber no início, os dias vão amanhecendo mais cedo e anoitecendo mais tarde. Essa percepção normalmente se dá entre 2 a 3 semanas após o solstício.

O tempo nesta primeira semana de inverno

Sol entre nuvens no céu de Brusque nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira/Foto: Ciro Groh

Uma trégua no frio mais forte nas madrugadas nesta primeira semana de inverno. Não há indicativos de chuva forte até a quinta-feira, 24, em Brusque e região. É o que prevê Ronaldo Coutinho, da Climaterra:

“O tempo nesta segunda-feira segue com friozinho e na presença de muitas nuvens em Brusque. O sol até aparece em curtos períodos. Volta a ter chance de chuva fraca ao final da tarde.”

“Na terça-feira pode ter alguma precipitação na madrugada e o dia tende a seguir seco com muitas nuvens. O sol, caso aparecer, será em curtos períodos. O friozinho continua para os brusquenses, mas nada demais.”

“Para a quarta-feira a projeção indica a manutenção da nebulosidade alternando períodos de tempo seco e garoa isolada. Um dia com temperaturas agradáveis em Brusque.”

“O tempo começa seco na quinta-feira, porém, teremos a passagem de um sistema de instabilidade mais forte pelo Vale do Itajaí no decorrer do dia. Há condição para algum temporal isolado.”

“Na sexta-feira há expectativa da volta do tempo seco a Brusque e região, porém, ao longo da semana se terá uma melhor leitura e definição deste quadro”.

Fonte da previsão: Ronaldo Coutinho, da Climaterra

Leia também:

Confira situação do rio Itajaí-Mirim em Brusque depois da chuva do sábado

O tempo na madrugada

Foto: Ciro Groh

Abaixo temos inseridos os índices de temperaturas mínimas (em vermelho) registrados nesta madrugada e amanhece de segunda-feira por todo o Vale do Itajaí-Mirim.

Como podemos observar, não houve registro de chuva no período (em azul), exceto leve garoa assinalada em Vidal Ramos:

Fonte: Rede de Estações Meteorológicas de Ciro Groh

Direto do túnel do tempo

Registro feito em 21/06/2014, há 7 anos portanto, por Fernando Dobner Keiser no município de Bom Jardim da Serra com temperatura de -3,3ºC.
Notem o equipamento de medição congelado pelo frio:
Foto: Fernando Dobner Keiser

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.

Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.