X
X

Buscar

Outubro de 2020 com mais calor e menos chuva em Brusque; confira a previsão mensal

Outubro de 2020 começando com 38ºC em Brusque/Foto: Ciro Groh

Projeção para o mês de outubro de 2020 em Brusque

Outubro em Brusque é caracterizado por apresentar um acréscimo nos volumes de chuva se comparado com os meses anteriores. Normal isso acontecer.

É nessa época que ocorre uma mudança na configuração atmosférica. Ela passa de um ambiente mais resfriado e estável e entra em um período mais aquecido.

Esse aquecimento favorece principalmente a ocorrência de chuva convectiva com maior frequência. São aquelas típicas pancadas de chuva de final de tarde potencializadas pelo calor do dia.

Leia também:

-Tempo deve mudar completamente no final de semana em Brusque

Mas neste outubro de 2020 deve chover menos no município. Já as temperaturas prometem ficar num patamar acima da média. O mês será mais quente do que o normal.

Calor nos 2 primeiros dias deste outubro de 2020. É o mais intenso dos últimos anos em Brusque/Foto: Ciro Groh

Confira esta projeção emitida pelas meteorologistas do AlertaBlu, Tatiane Martins e Taciana Weber:

Fenômeno La Niña atuando em outubro

Temos a atuação do fenômeno La Niña. Com isso, as frentes frias e os demais sistemas meteorológicos se deslocam mais rapidamente pela região. Isso resulta numa redução do volume mensal de chuva.

Em outubro de 2020, sob a atuação deste fenômeno não será diferente. A chuva, quando ocorrer, deve ser de forma bastante irregular, com má distribuição no município. Os volumes esperados para o mês devem ficar abaixo a ligeiramente abaixo da média.

As temperaturas, por outro lado, tendem a apresentar índices acima da média climatológica nesse período. Principalmente as máximas, que ficam mais elevadas em virtude de mais dias sem formação de chuva e menor nebulosidade.

Neste mês ainda é comum à incursão de massas de ar frio em SC. No entanto, com menor frequência e intensidade. Apenas declinando a temperatura por uma ou duas manhãs no município.

Com informações da previsão: meteorologistas Tatiane Martins e Taciana Weber, do AlertaBlu